Castelo Velho de Safara é tema de mais uma edição das “Arqueoversas” de Moura

“Castelo Velho de Safara do início à atualidade” é o tema da próxima palestra

Mariana Nabais, corresponsável pelos trabalhos arqueológicos que decorrem, desde 2018, no Castelo Velho de Safara, é a convidada de mais uma edição das “Arqueoversas”, que a Câmara de Moura vai organizar no próximo dia 21 de Junho, às 21h30, no Museu Municipal da cidade (antigo Matadouro).

A segunda convidada desta série de palestras dedicadas à divulgação e debate em torno da investigação histórica e arqueológica de Moura trabalha no Institute of Archaeology do University College of London e é pós-doutoranda em Zooarqueologia pela Universidade de Lisboa.

Na sessão intitulada “Castelo Velho de Safara do início à atualidade”, Mariana Nabais vai falar sobre este sítio arqueológico do concelho de Moura.

«Conhecido desde, pelo menos, 1969, só em 1985 são lançadas as primeiras hipóteses sobre a história da sua ocupação Calcolítica e da Idade do Ferro. Em 2010, realiza-se um levantamento topográfico das estruturas evidentes no local, dando conta da sua muralha circundante e de várias linhas de fossos defensivos», descreve a Câmara de Moura.

No verão de 2018, iniciaram-se as primeiras escavações arqueológicas sistemáticas no Castelo Velho de Safara, tendo os trabalhos continuado nos anos seguintes até à sua interrupção devido a pandemia de Covid-19.

«Até ao momento, foram feitas várias identificações no local, relacionadas com a Idade do Ferro e época Romana Republicana», acrescentou a autarquia.

Com o retomar das escavações, neste verão de 2022, «espera-se compreender melhor as realidades já anteriormente intervencionadas, bem como, explorar outras construções defensivas presentes no sítio, como as linhas de fossos localizados na entrada do Castelo Velho de Safara».

Esta sessão irá, ainda, assinalar o lançamento do nº 2 da Lacant – Revista Municipal de História, Arqueologia e Património.

A participação nas “Arqueoversas” é gratuita e aberta a todos os interessados.

 

 



Comentários

pub