Câmara de Santiago do Cacém apoia escavações em Miróbriga

Escavações arqueológicas serão realizadas pelos alunos da Universidade Nova de Lisboa

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai apoiar as escavações arqueológicas em Miróbriga realizadas por alunos da Universidade Nova de Lisboa. 

Esta segunda-feira, 6 de Junho, 22 alunos desta universidade foram recebidos na Sala de Sessões da Sede do Município pela vereadora Sónia Gonçalves, que sublinhou a importância do trabalho que vão realizar para «dar a conhecer Miróbriga e trazer mais pessoas a conhecer este legado histórico».

Esta iniciativa decorre no âmbito da parceira estabelecida entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade Nova de Lisboa.

Nesta sessão, Sónia Gonçalves salientou: «as nossas ruínas romanas por vezes passam despercebidas no panorama dos pontos históricos do Romano nacional, para contrariar esta situação fazemos questão de fazer parte deste protocolo e estamos disponíveis para ajudar dentro das nossas competências».

No final, a vereadora desejou aos estudantes um bom de trabalho. «Sintam-se acolhidos e contem com a nossa disponibilidade. É sempre bom receber projetos com jovens que estão no seu processo de formação académica que trazem novas perspetivas», disse.

Durante um mês, os estudantes do primeiro ano dos cursos de Arqueologia e de História, da Universidade Nova de Lisboa, orientados pelo professor José Carlos Quaresma, vão retomar os trabalhos de escavação e análise, iniciados em 2016, que colocaram a descoberto o que os especialistas julgam ser a zona comercial da antiga cidade romana de Miróbriga.

Classificada como Imóvel de Interesse Público, Miróbriga é um dos sítios mais emblemáticos do Alentejo, onde o visitante pode ver vestígios de casas, de balneários públicos, do fórum com a sua praça, templos ou edifícios públicos.

 



Comentários

pub