Beja Pride volta a celebrar comunidade LGBTQI+ no Alentejo

Trata-se do único evento Pride realizado no Baixo Alentejo

O Beja Pride, uma iniciativa promovida pela Arruaça Associação, regressa à cidade de Beja no próximo dia 2 de Julho, depois do sucesso da primeira edição, no ano passado. 

Com entradas livres e sem restrições, este que é o único evento Pride em todo Baixo Alentejo, irá decorrer no Jardim Público de Beja.

De acordo com a organização, a iniciativa pretende “promover o respeito, a inclusão e a diversidade na nossa cidade e região”. Além disso, o objetivo passa, também, por “celebrar as pessoas LGBTQI+, através do diálogo, da arte e da festa”.

Um “Café da Manhã”, promovido em parceria com o coletivo “Bears on Motorbikes”, marca o arranque do Beja Pride 2022, momento ao qual se juntará o núcleo do Baixo Alentejo da Amplos, numa conversa conduzida por Vera Pereira.

Ao final da tarde, pelas 19 horas, está previsto um showcase da jovem artista bejense Amy R., a que se segue a atuação de Vaiapraia, herdeiros diretos e assumidos dos movimentos punk riot grrrl e queercore aclamados por publicações como Público, Blitz ou Time Out.

Às 23h15, para aquecer a noite, sobem ao palco, os tropicais Venga Venga, e, para terminar com prata da casa, está programada a atuação da dupla de alternadores de canções 30porumalinha.

Durante todo o dia, será possível visitar, no Jardim Público de Beja, o Mercado Maroto, um evento dedicado a divulgar a arte erótica, que engloba áreas como a ilustração, fotografia, literatura, bordados e cerâmica e desfrutar de uma bebida fresca no bar da Arruaça.

O Beja Pride conta com o apoio do Município de Beja, do Centro Unesco, da Entidade de Turismo do Alentejo, e ainda das Uniões de Freguesias de Salvador e Santa Maria e de Santiago Maior e São João Batista.

 

 

 



Comentários

pub