António Zambujo escolhe Alvito para residência artística de três dias

Pousada do Castelo de Alvito recebe o cantor e outros artistas

António Zambujo – Foto: Flávio Costa | Sul Informação (arquivo)

A Pousada do Castelo de Alvito vai transformar-se, no início do próximo mês de julho, durante três dias, na sala de ensaios do cantor António Zambujo.

Natural de Beja, António Zambujo é um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesa e um dos seus embaixadores no mundo.

Ao nono álbum, oitavo de originais, “António Zambujo Voz e Violão”, o músico inspira-se no nome de um dos discos da sua vida, “João Voz e Violão”, álbum de João Gilberto editado em 1999, e volta ao essencial.

O artista bejense incorporou as influências do cancioneiro brasileiro, em particular da Bossa Nova, na sua música, primeiro forjada na tradição do Cante Alentejano e do Fado, de onde partiu para criar uma personalidade única, inspirando um novo ciclo na música portuguesa, ao mesmo tempo que derruba fronteiras, aproximando os dois lados do Atlântico.

Na sua discografia, “Até Pensei Que Fosse Minha”, o álbum de tributo a Chico Buarque que editou, em 2016, valeu-lhe a nomeação para o Grammy Latino, no ano seguinte, na categoria de Melhor Disco de MPB.

Em finais de 2018, intitulou “Do Avesso” o novo álbum de originais, em que voltou a reinventar-se, recorrendo à participação da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, e que acabaria por ser distinguido com o Prémio José Afonso 2019.

Alvito irá, assim, receber António Zambujo, para que este possa trabalhar numa residência artística, com outros músicos, que o acompanham até àquele concelho.

 

 
 

 



Comentários

pub