Teatros, concertos, exposições, sessões de contos e cinema ao ar livre fazem parte das indicativas gratuitas que Grândola recebe em Julho para o programa de Animação de Verão.
Ao todo, são mais de 200 iniciativas que vão decorrer no Jardim 1.º de Maio e no pátio central do premiado edifício da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.
«MUTABILIA», um espetáculo de teatro físico e circo contemporâneo pelo Teatro do Mar, de Sines, marca o arranque da Animação de Verão, no Jardim 1.º de Maio, no dia 1 de julho, às 22h30.
O Festival de Folclore do Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril ocorre no dia 9 de Julho, às 21h00, e o Encontro de Bandas Juvenis está agendado para 16 de Julho, às 21h00.
O teatro regressa dia 22, às 22h00, com a peça «Mentira a Quanto Obrigas», pelo Teatro Regional da Serra de Montemuro.
A fechar a programação no Jardim, no dia 30 de Julho, às 22h00, há o concerto de apresentação do projeto «LOFESO2018», formado por jovens músicos grandolenses, que cruza o funk com o jazz contemporâneo.

As comemorações do 1.º aniversário da Biblioteca e Arquivo, a 2 de Julho, promete uma noite animada, a partir das 21h30, com os concertos de «The Pocketbook», que apresenta um tributo aos poetas Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Shakespeare, entre outros, e da «Dee Jokers Band» com o seu som pop, rock, funk e soul.
A programação inclui um Ciclo de Cinema ao ar livre, com a exibição às 21h30 dos filmes «Rifkins’s Festival» (dia 5), «O Bom Patrão» (dia 12), «Mães Paralelas» (dia 19) e «A Pior Pessoa do Mundo» (dia 26).
Cantigas medievais cristãs, árabes e sefarditas vão ser entoadas no concerto «Músicas das Três Culturas», agendado para dia 7, às 21h30.
«Encontros com Histórias», uma sessão de contos africanos para todos, com criação e interpretação de Adriano Reis (Cabo Verde), Atcho Express (Guiné Bissau) e Klemente Tsambam, acontece no dia 14, às 21h30.
O concerto com Charlie Mancini, que decorre dia 21 de julho às 21h30, caracteriza-se por um espetáculo no qual vão ser exibidos excertos de filmes de Manuel de Oliveira, Leitão de Barros ou Charlie Chaplin, com música original improvisada ao vivo.
A 28 de Julho, o contador Jorge Serafim regressa a Grândola com Luzia Rosário para uma bem-humorada sessão de contos, destinada ao público em geral, às 21h30.
Destinado ao público infantil e juvenil está agendado também um conjunto de atividades.
Inserido no projeto «É Uma Vez…», o «Grupo depois das cinco» apresenta, dia 9, às 18h00, «Cordel para Crianças», uma sessão de contos brasileiros por Anna França e Rogério Almeida.
Dia 23, às 18h00, Susana Cecílio apresenta «Contar às Abelhinhas», «uma sessão de contos para seres minúsculos a maiúsculos sobre coisaspequenas, mesmo quase insignificantes, mas muito, muito poderosas».
A fechar o programa de Animação de Verão na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, a 30 de Julho, às 11h00, os sábados na Biblioteca com o Centro Ciência Viva do Lousal. «A Crocodila Mandona» de Adélia Carvalho é o livro selecionado para esta sessão, dinamizada pela equipa do Centro Ciência Viva do Lousal.
Comentários