Universidade de Évora tem de ser «protagonista de um discurso de defesa» do Alentejo

Hermínia Vilar, a nova reitora da Universidade de Évora, acredita que a academia deve ter um papel central no desenvolvimento da região

Hermínia Vilar, nova reitora da UÉ – – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

A Universidade de Évora (UÉ) «tem de ser protagonista de um discurso de defesa» do Alentejo, defende Hermínia Vilar, a nova reitora da instituição, que tomou posse esta terça-feira, 10 de Maio, que se afirma «completamente empenhada em levar as questões da região e as suas dificuldades de crescimento a todos os níveis que forem necessários».

A nova responsável máxima pela academia alentejana deixou claro, em declarações aos jornalistas, à margem da sessão de tomada de posse, que a «universidade tem de ser um elemento central no desenvolvimento» do Alentejo, sendo, como tal, um objetivo seu aprofundar ainda mais a ligação com os agentes regionais.

Este trabalho deverá ser feito «com as instituições de ensino do Sul, com as entidades de implantação regional e nacional, com os meus colegas das outras universidades e dos politécnicos, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e com as autarquias».

«Todos temos de criar uma voz única de defesa dos interesses da região do Alentejo e ultrapassar os limites de uma representação político-eleitoral muito reduzida. A nossa força tem de ir para além dessa representação», acredita Hermínia Vilar.

«Não podemos aceitar que um país seja apenas o litoral. Sei que têm sido feitos muitos esforços para evitar isso, mas temos que fazer mais», acrescentou.

 

A nova reitora a passar entre os estudantes – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Quanto aos principais objetivos para o seu primeiro mandato, a nova reitora aponta alguns mais prementes.

«Há duas coisas muito importantes: o financiamento, até porque estamos a pensar já no Orçamento de Estado para o próximo ano e sabemos que as universidades estão sempre subfinanciadas, e o alojamento para os alunos, porque temos um novo ano letivo à porta e esta é uma questão que se coloca sempre», afirmou.

A médio prazo, a nova equipa reitoral também se irá debruçar «sobre a questão da valorização e rejuvenescimento do corpo docente. Nós temos um corpo docente com idade avançada e temos de pensar numa estratégia para o rejuvenescer e para o valorizar».

«Por outro lado, queremos melhorar o espaço da universidade, como local de trabalho, mas também de convívio entre docentes, não docentes, estudantes e investigadores. Isso é importante», concluiu.

 

Passagem de testemunho – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Hermínia Vilar recebeu as insígnias de reitora da sua antecessora, Ana Costa Freitas, que no mesmo dia terminou o seu segundo mandato.

Após oito anos a liderar a academia alentejana, a reitora cessante garantiu sair com «a sensação de dever cumprido».

«Eu tinha um grande objetivo, que era o de ligar mais a universidade à comunidade e acho que isso aconteceu, com as autarquias e não só», disse aos jornalistas Ana Costa Freitas.

«Quanto a um balanço… isto é, como eu disse no meu discurso, desafiante e muito intenso. Mas gostei muito. A universidade é sempre algo em construção e é sempre gratificante uma pessoa ajudar a construir qualquer coisa», acrescentou.

No que diz respeito à pertinência e impacto do trabalho que desenvolveu – e que «está aí» -, «só a universidade e a região poderão avaliar o resultado que terá tido».

 

A nova equipa reitoral – – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Nova equipa reitoral da Universidade de Évora:

Reitora: Hermínia Vasconcelos Vilar

Vice-reitores:

– João Valente Nabais, Professor Associado com Agregação do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, Vice-Reitor com a tutela Políticas para a Vida na Universidade e relações com a Comunidade;

– Ana Paula Canavarro, Professora Associada do Departamento de Pedagogia e Educação, Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica

– Paulo Quaresma, Professor Catedrático do Departamento de Informática, Vice-Reitor para Investigação, Inovação e Internacionalização.

Pró-Reitores:

– Ana Fialho, Professora Auxiliar do Departamento de Gestão, Pró-Reitora para o Planeamento e Finanças;

– Vítor Nogueira, Professor Auxiliar do Departamento de Informática, Pró-Reitor para a Transformação Digital e Ciência Aberta;

– Clarinda Pomar, Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação, Pró-Reitora para a Gestão académica e acreditação;

– Paulo Mendes, Professor Auxiliar do Departamento de Química e Bioquímica, Pró-Reitor para o Campus e Infraestruturas

– Augusto Peixe, Professor Associado com Agregação do Departamento de Fitotecnia, Pró-Reitor para a Apoio às Unidades científico pedagógicas.

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub