Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) da Universidade do Algarve, da qual fazem parte Ana Marreiros, Alexandra Binnie, André Mestre e Hugo Café, acaba de lançar um artigo científico na revista científica BMC Medical Education onde se avalia o impacto de simuladores virtuais de pacientes no processo de aprendizagem dos estudantes de medicina e enfermagem, através da recolha das suas perceções.

Tendo como pano de fundo as rápidas mudanças no panorama da educação médica em todo o mundo, aceleradas pelo surgimento da COVID-19, os investigadores refletem, neste artigo, sobre o papel dos simuladores virtuais de pacientes (VPS) no processo de aprendizagem, concluindo que os estudantes que utilizaram esta ferramenta reportaram uma melhoria significativa na integração curricular e no seu processo individual de aprendizagem.

Os simuladores virtuais de pacientes fornecem um ambiente clínico simulado no qual os alunos podem entrevistar e examinar um paciente, solicitar testes e exames, priorizar intervenções e observar a resposta à terapia, todos com risco mínimo para si e para os seus pacientes.

jf-quarteira

Ao contrário de outras tipologias de simuladores, o VPS exige um investimento limitado em infraestrutura e pode ser usado com poucos recursos.

Desenvolvido de novembro de 2019 a julho de 2020, este estudo integrou 617 estudantes de enfermagem e medicina de 11 instituições, em 8 países (Portugal, Polónia, Marrocos, Noruega, Honduras, Geórgia, Canada e China), revelando, no global, um impacto muito positivo.

Após a sessão com o simulador de pacientes virtuais em pequenos grupos, os estudantes demonstraram melhorias significativas em 5/6 itens relacionados com o processo de aprendizagem individual e em 7/7 dos itens relacionados com a integração curricular.

Esta investigação pode, assim, no futuro, contribuir para a adaptação e modernização dos currículos dos estudantes de enfermagem e medicina, priorizando o impacto deste tipo de ferramentas no processo de ensino levado a cabo nas faculdades de medicina e enfermagem.

 
 



jf-quarteira

Também poderá gostar

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”

unnamed (1)

Arqueólogos do ICArEHB participam em estudo sobre a última Idade do Gelo