Serpa: Agressores de trabalhadores agrícolas acusados de auxílio à imigração ilegal

Estes cidadãos eram «alegadamente sujeitos a trabalhos agrícolas pesados, várias horas por dia, à revelia da legislação laboral, passando fome e frio». 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação – Arquivo

Cinco cidadãos e uma pessoa coletiva foram acusados dos crimes de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas para trabalho na agricultura intensiva, em Serpa, anunciou esta sexta-feira, 6 de Maio, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). 

Segundo o SEF, «neste processo foram investigados factos relacionados com a alegada atividade de exploração laboral de trabalhadores estrangeiros irregulares em território nacional, com a utilização de empresas de fachada».

Os trabalhadores eram colocados a fazer «tarefas agrícolas na zona de Serpa, sem receber o que lhes era devido».

Estes cidadãos eram ainda «alegadamente sujeitos a trabalhos agrícolas pesados, várias horas por dia, à revelia da legislação laboral, passando fome e frio».

Os arguidos, agora acusados, alegadamente recorriam a ameaças e assumiam posturas agressivas de forma a manterem a sua autoridade.

De acordo com as autoridades, o modus operandi passava também «pelo arrendamento de casas, em regra degradadas, onde colocavam as pessoas que viessem a trabalhar para si, sem condições sanitárias e de higiene».

 



Comentários

pub