Seminário do projeto Sustowns fala sobre casos piloto de Lagos, Culatra e Cuba

A iniciativa envolverá os principais stakeholders nacionais e regionais do turismo

Lagos – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Um seminário colaborativo, sobre o Projeto Sustowns, desenvolvido pela Universidade do Algarve em Lagos, decorre no dia 1 de Junho, a partir das 9h45, no Hotel Vila Galé Opera, em Lisboa. 

A iniciativa envolverá os principais stakeholders nacionais e regionais do turismo.

Este seminário tem como principais objetivos apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos nos casos piloto, Cuba, Culatra e Lagos, nomeadamente, os Planos de Ação Locais para a sustentabilidade do turismo, linhas estratégicas para um marketing verde, e exemplos de novos pacotes e produtos turísticos igualmente sustentáveis.

«Pretende-se ainda envolver os principais stakeholders nacionais e regionais do turismo na articulação entre as políticas locais, regionais e nacionais para um destino sustentável e inclusivo», diz a Universidade do Algarve.

«Com as alterações climáticas, a crise pandémica e os conflitos geopolíticos, aumentou a perceção de que se vive em tempos de incerteza e agitação que têm impacto na atividade turística, sendo necessário atuar nos nossos territórios para torná-los mais sustentáveis, inclusivos e resilientes», acrescenta.

Este contexto vem reforçar a necessidade de se refletir sobre o que afeta um destino turístico, e debater, de um modo amplamente participado, sobre que linhas de orientação e medidas se devem tomar para Lagos, Cuba e Culatra (Faro) tendo em consideração a dimensão local e a sua articulação com as regiões do Alentejo e Algarve e as prioridades do país.

Neste sentido, também têm vindo a ser desenvolvidos workshops com os atores locais e regionais.

O Projeto Sustowns visa promover um Turismo mais sustentável em pequenas cidades costeiras de grande valor histórico, pequenas ilhas do litoral e pequenas cidades do interior, ao longo da bacia do Mediterrâneo, e termina este ano.

 



Comentários

pub