Quem quer proteger a flora nativa do litoral de Odemira?

Câmara de Odemira vai promover ações de educação ambiental sobre flora endémica e invasora

Quem quiser ajudar a proteger a flora nativa das zonas costeiras do concelho de Odemira, em Almograve e na Zambujeira do Mar, pode participar nas ações de educação ambiental sobre flora endémica e invasora, que vão decorrer este sábado, dia 7, e no dia 22 de Maio, com vista à sensibilização para o problema das invasões biológicas.

Os interessados podem inscrever-se até 5 de Maio na ação a decorrer em Almograve, no próximo sábado, entre as 14h30 e as 18h15 horas. O ponto de encontro é no parque de estacionamento da Praia do Almograve.

No dia 22 de Maio, no mesmo horário, a ação acontecerá em Zambujeira do Mar, sendo o ponto de encontro no parque de estacionamento da Praia do Alteirinhos.

 

 

Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Odemira, em parceria com o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Odemira e a Associação Rota Vicentina, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2022, que promove este ano o tema “Recuperação de Ecossistemas”.

“Vamos proteger a flora nativa?” é o desafio para os participantes, com o lema “Cuidadores em ação travam invasão”. «Espécies como a acácia, mimosa, canas ou o chorão-da-praia são algumas das espécies invasoras que, sendo oriundas de outras regiões, instalam-se em determinadas regiões, proliferando e ameaçando as espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam. São plantas com grande capacidade reprodutiva, dispersão e resistência, com crescimento rápido e fácil adaptação», enquadra a Câmara de Odemira, que organiza a iniciativa.

 

 

 



Comentários

pub