Ourique celebra Dia da Criança com animação e pedagogia

Do pré-escolar ao ensino secundário, há atividades para todas as idades

Em Ourique, o Dia da Criança, que se celebra a 1 de Junho, vai ser comemorado com a realização de um conjunto de iniciativas lúdicas e pedagógicas destinadas a todas as crianças e jovens do concelho. 

Para começar, há uma atividade de consciência ambiental destinada a todas as idades. “O Fluviário vai à escola” é, segundo a autarquia, uma atividade «orientada para promover um maior conhecimento sobre as questões ambientais e sobre a diversidade de espécies fluviais, através de suportes adaptados a cada ciclo etário».

O Pré-Escolar contará ainda com a atividade “As Carpas e as suas cores”, que aborda a origens das cores dos peixes, o 1º Ciclo terá a “H2O 360º” – que fala sobre a pressão atmosférica, formação de nuvens, poluição invisível e  ciclo da água – e o 2º e 3º Ciclo falará da  “Água é Energia” – máquina de savery, gerador de energia termoelétrica, gerador de energia a vapor.

Para o ensino secundário foi ainda criado o “Workshop Científico”, de análise científica-reprodução assistida.

Durante o dia estará também disponível a “Galeria Sensorial” (aquário gigante) com um conjunto de modelos fidedignos de peixes sensoriais e anatómicos em tamanho real, permitindo o despertar de sensações únicas entre outras, como a textura das escamas, pele, barbatanas dos peixes.

Para além deste evento, o Município de Ourique disponibiliza ao longo do dia um conjunto de atelieres lúdicos e pedagógicos com pinturas faciais, artes plásticas, atividades desportivas, música ou contadora de histórias aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

O dia inclui ainda um almoço e oferta de t-shirts, chapéus e sacos de mochila, identificadas com o logotipo do Município para as crianças deslocarem para as atividades – uma oferta da autarquia às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.

 



Comentários

pub