Música e oficinas de construção de instrumentos invadem Castelo de Vide

Projeto “Onde a Vida Acontece” decorre a 27 de Maio

Castelo de Vide prepara-se para receber o projeto “Onde a Vida Acontece”, a 27 de Maio, com um programa com música contemporânea portuguesa e internacional, uma oficina de construção de instrumentos de corda e a descoberta da diversidade das plantas.

Após uma primeira paragem em Vidigueira, a iniciativa de acesso livre parte para Castelo de Vide. O programa começa às 16h30 com uma atividade endereçada a públicos de todas as idades.

No decorrer da ação, Luís Eusébio, luthier e músico, propõe-se revelar os “segredos” da construção de instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada. Numa oficina portátil instalada no coreto da cidade, os participantes da atividade serão convidados a partirem da teoria à prática, colaborando nas diversas fases de construção dos instrumentos.

Às 17h30, é a arte, a história e as tradições que assumem o programa. No Jardim Grande será prestada homenagem ao labor da natureza, obreira de uma infinidade de formas, adaptadas aos mais diversos ambientes.

«Miúdos e graúdos serão convidados a tornar-se artistas e cientistas por uma horas e a identificar as espécies existentes naquele espaço». A atividade será orientada pela arquiteta Susana Bicho e pela arquiteta paisagista Susana Moura.

No final da ação, os participantes poderão ingressar num cortejo de gaita-de-foles, numa visita às principais árvores do jardim e posterior cortejo que atravessará algumas das artérias castelo-videnses rumo aos Paços do Concelho.

Às 21h30, é a vez dos artistas Vera Soldado e João Maroco subirem a palco para interpretarem temas originais, mas também de artistas como Pedro Abrunhosa, Mafalda Veiga, Miguel Araújo, Carolina Deslandes, Xutos e Pontapés e Tribalistas.

Vera Soldado, nascida e criada em Castelo de Vide, formou-se na vertente clássica na Escola de Música Adágio, em Portalegre, onde concluiu o 6.º Grau de Piano e, posteriormente, o 3.º Grau de violino.

João Maroco, também natural de Castelo de Vide, tem como instrumentos de eleição o piano e a guitarra. Começou a tocar com 14 anos de forma livre, sem aulas, e vê na música o hobby perfeito para relaxar e a cima de tudo se divertir.

As atividades em Castelo de Vide são realizadas em parceria com o Município de Castelo de Vide e inserem-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. Este é um projeto associado do Festival Terras sem Sombra.



Comentários

pub