Município de Almodôvar lança projeto para qualificação de saberes e sabores tradicionais

Em parceria com o NERBE/AEBAL

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Município de Almodôvar, em parceria com o NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, lançou um projeto para a qualificação dos produtos locais para os desafios do presente e do futuro.

Este é um projeto financiado pelo ALENTEJO 2020, cujo objetivo central «consiste na promoção da competitividade dos produtos de base local, através da sua qualificação, com vista a assegurar as suas especificidades e autenticidade, potenciar a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados e a melhoria da competitividade das PME da região», refere o Município em comunicado.

«A produção de produtos regionais resulta, muitas vezes, da transmissão de saberes antigos, de pais para filhos, num determinado contexto cultural e regional. No entanto, são produtos muito procurados e apreciados no país e até por turistas e que, devidamente qualificados, podem ter um aumento da sua visibilidade e poderão conseguir uma maior capacitação das micro, pequenas e médias empresas que atualmente os produzem», frisa António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.

O Saberes e Sabores Tradicionais irá trabalhar com as PME da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca colocação no mercado – água mel, aguardente de medronho, medronho (fruto), queijo de cabra (fresco e curado), bolo chibo e Costas.

O arranque dos trabalhos será assinalado com três sessões de apresentação e degustação de produtos, que terão lugar em Almodôvar, a 25 de Maio, em Beja, a 30 de Maio, e em Évora, a 3 de Junho, com a participação de PME da região.

O projeto inclui ainda a realização de um mapeamento das empresas, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação.



Comentários

pub