Moura lança livro sobre o seu Convento de Santa Clara

Há também uma exposição, patente até meados de Julho

O livro “Convento de Santa Clara de Moura, do esplendor à extinção”, da autoria de Marisa Bacalhau, foi apresentado este sábado, 21 de maio, na ala de exposições temporárias do Museu Municipal de Moura (antigo matadouro).

Esta edição da Câmara Municipal de Moura foi fruto de um minucioso trabalho de pesquisa em variados arquivos portugueses sobre o Convento de Santa Clara de Moura, bem como a comunidade clarissa que o habitou entre 1610 e 1893.

«A sua leitura permite apreciar não só a história do edifício, como o quotidiano desta comunidade feminina e as vicissitudes várias, vividas desde a sua fundação. Esta publicação constitui um importante marco para o conhecimento da história local que a autarquia considera um elemento importante, cuja preservação, estudo e divulgação é essencial», salienta a Câmara de Moura.

Ontem abriu também ao público a exposição “Santa Clara de Moura, o universo feminino num convento de clausura”, que ficará patente no antigo matadouro até 18 de Julho (terça-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

Esta exposição «remete-nos para a componente material da permanência desta comunidade religiosa em Moura, oferecendo ao visitante testemunhos da sua relevância e singularidade», acrescenta a autarquia.

 



Comentários

pub