Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

As Jornadas do Arade realizam-se entre 13 e 15 de Maio, no Auditório do Museu de Portimão, e têm como objetivo dar a conhecer e valorizar o Património.

Neste evento, Lagoa, Monchique, Portimão e Silves voltam a aceitar o desafio colocado pela Associação Teia D’Impulsos de «refletir sobre o presente e projetar o futuro das Terras do Arade, explorando de forma sustentável os seus recursos, ou não fosse esta uma sub-região de identidade geográfica, económica, social, cultural e ecológica própria».

Na quarta edição, o programa divide-se em vários momentos de partilha de conhecimento e experiências, e conta com apresentação de comunicações livres e concurso de ideias, conferências, mesas redondas, tertúlia e um passeio.

infraquinta rumo à sustentabilidade

No dia 13 de Maio, o evento reflete os “Desafios para a preservação e exploração sustentável deste património fluvial” da Bacia do Arade, com a participação do ICNF e dos projetos Natura Fish Alvor e o Water World.

A 14 de Maio, fala-se sobre património industrial na mesa redonda “Quando a oficina vira museu”, com o contributo da Região de Turismo do Algarve (RTA) e do Museu de Portimão, da Adega do Convento do Paraíso (Silves), da Conserveira do Arade (Lagoa) e da Casa do Medronho (Monchique).

De seguida, é dado a conhecer “O que já está a ser implementado” em prol da Valorização do Património das Terras do Arade, junto da Direção Regional da Cultura do Algarve e dos quatro municípios. O desafio passa por uma valorização que seja feita numa lógica de sinergias, «em busca de soluções integradas, pelo que iremos conhecer alguns projetos intermunicipais, como o caso da Via Algarviana, do Geoparque Algarvensis e do Projeto Magallanes».

Por último, em conjunto com a Rede de Museus do Algarve, será feito um “Mapeamento do Património Cultural Imaterial” da região. O evento termina com uma tertúlia Teia D’Ideias Especial para dar a palavra aos presidentes dos quatro municípios (Lagoa, Monchique, Portimão e Silves).

Por fim, a 15 de Maio, a Associação Teia D’Impulsos convida a um passeio, durante todo o dia, pelos quatro municípios. A partida está agendada para 08h45, em autocarro, com uma primeira paragem no Sítio das Fontes, em Estômbar.

De seguida, haverá uma caminhada até à Adega Arvad para uma prova de vinhos e petiscos. Por Silves passa-se para um passeio arqueológico, seguindo-se a viagem até Monchique com piquenique.

A participação no programa tem o custo de 15€ e as inscrições podem ser feitas aqui.

Sul Informação

 

 

 



vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

ivete sangalo

Lagoa sorteia 450 bilhetes para Ivete Sangalo entre os lagoenses