Os vencedores da 5ª edição do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, acabaram de ser anunciados esta segunda-feira, 9 de Maio, numa sessão, em Évora.
O Sul Informação foi um dos finalistas na categoria “Regional”, com a reportagem “A agricultura é «um setor sexy para trabalhar e investir no Algarve»”, da autoria de Hugo Rodrigues.
Nesta categoria, a vencedora foi a peça “Este mar que a UE nos deu”, de Afonso Ré Lau e Maria José Santana, publicada na Aveiro Mag.
A reportagem traça um balanço do que foi o último fundo europeu dos assuntos marítimos e pesca, falando com investigadores, empresários, autarcas e dirigentes associativos.
Já a reportagem “Filhos de um deus menor encontram futuro na formação profissional”, de Paulo Leitão (Centro TV), ganhou uma menção honrosa.
Na categoria “Nacional” venceu a reportagem “O que ficará dos fundos europeus”, da autoria de Anabela Almeida e transmitida na RTP1.
O trabalho “Cinco dias de viagem no mais europeu dos comboios”, de Ruben Martins, Carlos Cipriano e Diogo Ferreira Nunes (Público), ganhou uma menção honrosa.
Por fim, na categoria “Estudante”, venceram Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier, alunas de Comunicação e Jornalismo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), com o trabalho “O combate europeu ao frio que nos desune”.
A menção honrosa foi entregue a “Um bar chamado Europa”, de Diana Gomes e Adriano Alves, estudantes de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).
Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, foram quem anunciou os resultados da avaliação do júri.
Todos os vencedores e sinopses:
Categoria «Estudante»:
«O combate europeu ao frio que nos desune»
Autoria: Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier / Website da entidade de ensino e P3
Estudantes de Comunicação e Jornalismo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Professora responsável: Carla Rodrigues Cardoso
Sinopse: Reportagem multimédia que visa retratar diferentes realidades da União Europeia relativamente ao conforto nas habitações e a sua eficiência energética. Mostra como vivem seis famílias, três em zonas rurais e três em áreas urbanas, de três Estados-Membros da UE. Selecionámos Portugal (um dos piores países no índice de conforto energético), Espanha (representa a média europeia) e Suécia (tem dos índices mais elevados de conforto energético) e incluem-se ainda entrevistas com uma variedade de especialistas e de decisores políticos, a nível português e europeu.
Categoria «Regional»:
«Este mar que a UE nos deu»
Autoria: Afonso Ré Lau e Maria José Santana / Aveiro Mag
Sinopse: Numa altura em que os holofotes começam a virar-se para o novo fundo europeu dos assuntos marítimos e da pesca, é tempo de fazer balanços ao anterior fundo e aos investimentos que ele ajudou a concretizar. A Aveiro Mag foi ao encontro de investigadores, empresários, dirigentes associativos e autarcas da região, de forma a dar a conhecer alguns dos projetos financiados e esclarecendo os leitores quanto às oportunidades que a União Europeia tem trazido à economia do mar na região.
Categoria «Nacional»:
«O Que Ficará dos Fundos Europeus»
Autoria: Anabela Almeida / RTP1
Sinopse: Desde que aderiu à então CEE, em 1986, Portugal recebeu mais de 120 mil milhões de euros em fundos comunitários. Ao longo de 35 anos, estas verbas foram decisivas para a modernização e desenvolvimento do país e para a melhoria das condições de vida dos portugueses. De Norte a Sul, do continente às ilhas, trazemos exemplos de como eles contribuem para um Portugal inovador. Mas vamos também ao encontro de casos menos positivos, das lições que ficaram e de como elas são essenciais para o futuro. Até ao final desta década vamos receber praticamente metade das verbas que chegaram ao longo de 35 anos. Saberemos aplicá-las?
Menções honrosas da quinta edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa»
Categoria «Estudante»:
«Um bar chamado Europa»
Autoria: Diana Gomes e Adriana Alves / REC
Estudantes de Jornalismo, Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa
Professora responsável: Teresa Abecasis
Sinopse: Nascido nos anos 70, numa altura em que Portugal dava os primeiros passos na democracia e abria os olhos para o mundo, o Bar Europa, em tempos um espaço de marinheiros e prostitutas, é hoje o ponto de encontro de um público heterogéneo e multicultural. Para Vítor, Pedro, Mia, Afonso e Tassos, o Bar Europa é um espaço de união. Será que olham para a União Europeia da mesma forma?
Categoria «Regional»:
«Filhos de um deus menor encontram futuro na formação profissional»
Autoria: Paulo Leitão / Centro TV
Sinopse: A associação ARCIAL trabalha com jovens e adultos com problemas de deficiência desde 1980 e tem apostado na criação de cursos profissionais para os habilitar com ferramentas para enfrentar o mundo do trabalho. A ARCIAL intervém ativamente na comunidade, permitindo a reabilitação do indivíduo através da integração social, ocupacional, formativa e profissional, promovendo a cidadania e o bem-estar. Fomos conhecer a realidade destes cursos e depois a integração dos formandos na realidade do dia a dia profissional.
Categoria «Nacional»:
«Cinco dias de viagem no mais europeu dos comboios»
Autoria: Ruben Martins, Carlos Cipriano e Diogo Ferreira Nunes / Público
Sinopse: Um comboio (que na realidade são três) ligou a Europa sobre carris no Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Neste trabalho, contamos o dia a dia de uma viagem, através do relato a bordo do Connecting Europe Express, num trabalho que inclui também podcasts gravados no comboio e fotografias de cada um dos maquinistas desta operação. Este foi um projeto da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia que mostrou o potencial da ferrovia, mas também as suas falhas numa Europa que se quer sem fronteiras ou barreiras internas.