Helicóptero de combate a incêndios já está em Ourique

Município já está a trabalhar para preparar a época especial de combate aos incêndios

O helicóptero de combate a incêndios já está em Ourique, pronto para a época especial de combate aos incêndios florestais deste ano. 

O helicóptero chega, assim, a tempo da época de Verão, que apresenta riscos acrescidos com as temperaturas elevadas e o estado do coberto vegetal.

De acordo com a Diretiva Operacional Nacional nº 2 – DECIR, que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022 no Nível II, de 15 a 31 de maio, Ourique passou a ter instalado de prevenção, no seu Heliporto, um HEBM- Helicóptero Bombardeiro Médio.

Em comunicado, o Município de Ourique recorda que «até 2020, o único meio aéreo de combate aos incêndios rurais instalado no distrito de Beja foi um helicóptero bombardeiro ligeiro e que, desde 2021, Ourique passou ter instalado um helicóptero bombardeiro médio, algo que foi consolidado com a realização de investimentos municipais na melhoria operacional e de segurança do heliporto».

A autarquia frisa ainda que «boa parte do êxito desta fase de elevado risco de incêndio assenta no esforço de prevenção realizado pelo município e pelos cidadãos, nomeadamente através das limpezas que foram realizadas e na ausência de comportamentos que potenciem os riscos naturais».

«A existência de um meio aéreo médio, localizado em Ourique, constituiu-se num importante reforço do dispositivo de proteção civil de prevenção para operar no concelho e no sul do Baixo Alentejo, num quadro cada vez mais exigente pela ocorrência de fenómenos associados às alterações climáticas», remata o Município, reforçando o apelo para que individual e comunitariamente se coloque em prática comportamentos adequados aos riscos existentes.

 



Comentários

pub