Empresa Águas Públicas do Alentejo consigna construção da nova ETAR de Cuba

Investimento de 2,7 milhões de euros

A construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cuba, infraestrutura que irá garantir o adequado tratamento dos efluentes urbanos desta vila, vai começar.

A cerimónia de assinatura da consignação do contrato da empreitada de conceção/construção da futura ETAR de Cuba, entre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo e o consórcio Espina & Delfin/Factor Ambiente – Engenharia do Ambiente, decorreu ontem, na presença do presidente daquela Câmara Municipal alentejana.

A nova ETAR está dimensionada para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 4 829 habitantes-equivalentes da vila de Cuba.

Esta instalação estará equipada com um sistema de tratamento que inclui tratamento primário e biológico, bem como uma linha dedicada para tratamento complementar para produção de água para reutilização, numa primeira fase para atividades de serviço, com possibilidade de extensão a outros fins.

Esta intervenção representa um investimento de 2,7 milhões de euros e tem um prazo de execução e arranque de 740 dias.

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo é responsável pela exploração e gestão do SPPIAAlentejo – Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009 num modelo de gestão então inovador para o setor da água, assentando numa parceria entre o Estado central e as Autarquias locais para a gestão integrada do ciclo urbano da água.

A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. e a AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.

 



Comentários

pub