Comemorações nacionais do Dia da Europa já começaram em Évora

Programa termina com um momento cultural que inclui uma homenagem à Ucrânia

As comemorações nacionais do Dia da Europa, 9 de Maio, que este ano têm lugar em Évora, já começaram, com a presença da comissária europeia Elisa Ferreira e das ministras Mariana Vieira da Silva e Ana Abrunhosa.

Tendo um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia e na participação da juventude, no ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus, as celebrações estão a ser acompanhadas, em Évora, pelo Sul Informação.

Às 15h00, a Sessão Protocolar do Dia da Europa, no Palácio de D. Manuel, foi aberta pelos hinos da Europa e de Portugal interpretados por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e pelas intervenções de representantes da Comissão Europeia, do Governo português e da Câmara Municipal de Évora.

Às 16h30, a Comissária Elisa Ferreira dá início ao evento aberto ao público no mesmo Jardim Público de Évora e participa num diálogo com estudantes de diversas entidades de ensino e de formação, cujas questões vão conduzir a conversa.

Segue-se a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, contando com a presença de elementos dos júris, autores das peças nomeadas finalistas e respetivos diretores dos órgãos de comunicação social ou professores coordenadores.

O programa termina com um momento cultural que inclui uma homenagem à Ucrânia, atuações de diferentes expressões artísticas, incluindo a participação de estudantes das áreas de Música e Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, e um DJ convidado pela embaixada de França, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.

De manhã, a comissária Elisa Ferreira presidiu à inauguração do primeiro dos quatro novos edifícios da fase de ampliação do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), de Évora, projetados pelo arquiteto Carrilho da Graça.

Apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o PACT acolhe e suporta iniciativas de promoção e transferência de I&DT, sendo um polo de atração para empresas inovadoras.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 



Comentários

pub