CIMBAL lamenta falta de helicóptero de combate a incêndios em Moura

Objetivo passava por cobrir toda a zona norte do Baixo Alentejo na época de incêndios

Helicóptero de combate a incêndios – Foto: Nelson Inácio | Sul Informação (arquivo)

A preocupação com a época de incêndios que está a aproximar-se foi um dos pontos em análise na última reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), realizada na passada segunda-feira, em Beja.

Carlos Pica, Comandante Operacional Distrital de Beja, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), marcou presença na reunião e deu a conhecer aos autarcas do Baixo Alentejo quais são os meios aéreos disponíveis, assim como os planos de preparação da prevenção e ataque a incêndios rurais.

António Bota, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, lamenta que, “ao nível regional, não tenha sido decidido colocar um meio aéreo em Moura”, para dar cobertura à zona norte do Baixo Alentejo.

 

 

Além do helicóptero estacionado em Ourique, António Bota explica que o meio aéreo disponibilizado em Beja vai ter de “assegurar o combate aos incêndios em todo o distrito”.

Um terceiro helicóptero em Moura “poderia ter sido mais bem trabalhado pela Proteção Civil Regional”, afirma o responsável.

Segundo a CIMBAL, este ano esse novo meio aéreo não irá avançar, «mas ficou estabelecido que se iriam desenvolver esforços no sentido de garantir tal equipamento para o próximo ano».

 

 

 



Comentários

pub