CEBAL volta a mostrar o Fascínio das Plantas com programação dirigida a vários públicos

Há muito por onde escolher

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) volta a associar-se às comemorações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se celebra a 18 de Maio, com várias atividades programadas.

A programação do CEBAL, que se prolonga pelos dias 17 e 18 de Maio, será «diversificada, abrangente a vários públicos, em formato presencial e digital, e com o objetivo de lembrar como a investigação em plantas é importante para a paisagem social, ambiental, e económica a nível regional e planetário – agora e no futuro», explica aquele Centro.

Duas sessões online, dirigidas a investigadores, produtores e comunidade, – uma que dá a conhecer os vírus da oliveira e o seu papel no controlo de doenças das plantas e outra focada no cultivo do figo da Índia como uma planta usada como fonte de alimento para os ruminantes -, e um pedipaper destinado ao público escolar que permitirá a descoberta das árvores da Escola Mário Beirão compõem o programa.

No dia 17 de Maio, terça-feira, às 11h30, realiza-se a sessão online “Vírus da oliveira: de causadores de doenças a protetores de plantas”, com Maria do Rosário Félix, docente da Universidade de Évora e investigadora do MED-UÉvora.

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada mensalmente pelo CEBAL, e propõe ao público abordar o tema das doenças e pragas nas culturas mediterrâneas (olival, amendoal e vinha) que muito impacto têm na economia do Alentejo. A sessão permitirá conhecer mais a fundo os vírus da oliveira e as tecnologias de diagnóstico e de melhoramento de plantas que permitem transformar esses vírus em “vacinas” que ensinam o sistema imunitário da planta a proteger-se contra infeções causadas por microrganismos, nomeadamente bactérias.

A sessão poderá ser acompanhada em direto na plataforma Zoom em https://bit.ly/38zKms6.

 

No mesmo dia, às 14h30, terá lugar a quinta sessão online do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular” organizado bimestralmente pelo CEBAL, em parceria com o Fórum de Economia Circular do Alentejo (CCDRAlentejo), que traz o tema “Aspetos agronómicos e uso do figo da índia como forragem na dieta de ruminantes: experiência brasileira”.

A sessão conta com a presença do orador Francisco Ramos de Carvalho, docente e investigador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Brasil. A sessão abordará alguns dos aspetos agronómicos do cultivo do figo da Índia como planta forrageira, tais como a fase de plantação e de adubação ou até os
custos associados a esta cultura, e serão ainda apresentadas as vantagens e limitações do uso desta planta na dieta de ruminantes, bem como os seus efeitos na qualidade dos produtos destes animais.

A sessão poderá ser acompanhada em direto em https://bit.ly/3y8yb0b.

O Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se celebra a 18 de Maio, vai ser assinalado em Beja com um pedipaper, destinado às turmas do 5.º ano da Escola Mário Beirão, que decorre entre as 9h00 e as 11h30 em ambiente escolar. O objetivo do pedipaper é permitir que os alunos, que abordam o tema das plantas e da biodiversidade durante este ano de escolaridade, explorem, identifiquem e se maravilhem com as diferentes árvores que fazem parte do recinto
escolar – e com as respetivas características diferenciadoras.

Para mais informações consulte o site do CEBAL ou a página de Facebook do CEBAL.

O Dia do Fascínio pelas Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organisation (EPSO), que procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversas áreas, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos, à silvicultura e produção de bens não alimentares, bem como à cultura e ao lazer.

Em Portugal, a iniciativa é dinamizada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas (SPBP), e pretende que as instituições e empresas nacionais se juntem às centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar o maravilhoso mundo das plantas.

O CEBAL tem sido participante assíduo, celebrando este dia e dando a conhecer a investigação desenvolvida nesta área.

 

 



Comentários

pub