Arroz é o “rei” da nova edição da Mostra Gastronómica de Melides

As propostas gastronómicas podem ser saboreadas até domingo

A 6º edição da Mostra Gastronómica do Arroz arrancou ontem em Melides e vai realizar-se até domingo, com a participação de nove restaurantes da freguesia e com ementas confecionadas com o arroz produzido localmente.

As escolhas vão desde o arroz de polvo ao arroz de marisco, passando por outras iguarias como o arroz de bacalhau à resineiro, arrozinho de favas com hortelã, arroz de tamboril com ameijoas e gambas, camarão tigre com arroz de coentros ou arroz de acelgas com carne de porco.

«No final das refeições, há espaço para sobremesas, tais como o Cremoso de arroz e côco, arroz-doce merengado e arroz doce no pão», ilustra a Câmara de Grândola, que apoia este evento da Junta de Freguesia de Melides.

As propostas gastronómicas podem ser saboreadas nos restaurantes aderentes: A Quinta do Lourenço, A Tia Rosa, À Toa, Melides Villa, O Fadista, O Melidense, O Zuca, Pinheiro da Chave e a Taberna das Sobreiras Altas.

A iniciativa contempla ainda uma visita pedagógica ao centro escolar e uma exposição de memórias dos campos de trabalho na várzea da freguesia, constituída por fotografias, ilustrações, utensílios e vídeos, resultado de um projeto de recolha material e imaterial da cultura de arroz. A exposição pode ser visitada até domingo no Espaço Cultural a Moagem.

A mostra termina com uma caminhada e um piquenique promocional, com partida da Moagem, às 11h30 de dia 29, que contempla uma recriação histórica do “Coque” – a tradicional confeção de comida em panelas de barro no lume de chão, animação musical com o Grupo Coral Vila Morena – Cante Alentejano e a degustação de um prato confecionado com arroz por um chefe convidado.

 



Comentários

pub