Alerta devido ao risco de incêndio estende-se até sábado

Temperaturas máximas durante a semana podem ultrapassar os 30ºC

Faro e Beja são dois dos nove distritos de Portugal continental que estão sob aviso amarelo, devido ao risco de incêndio. 

O Estado de Alerta Especial nível Amarelo, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), foi dado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e vigora até sábado, 14 de Maio.

No aviso – que engloba ainda os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu – a ANEPC refere que, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão para os próximos dias é de continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época.

O IPMA destaca ainda que a humidade relativa do ar é «inferior a 20% no interior, no Vale do Tejo e Sotavento algarvio, com fraca recuperação noturna no interior, em especial nas terras altas (<30% no interior Norte e Centro)»; regista-se «vento do quadrante norte passando a predominar do quadrante oeste» a partir de terça-feira, 10 de Maio; e temperaturas máximas entre 25ºC e 35ºC.

Assim, há «índices de risco de incêndio elevados a muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias», frisa a ANEPC.

Tendo em conta o risco elevado de incêndio, a ANEPC relembra que, durante os dias em que vigora o alerta, não é permitido realizar queimadas, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

Também não é permitido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, nem lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

Segundo o IPMA, prevê-se que, até sábado, a temperatura máxima em Faro chegue aos 29ºC e em Beja aos 33ºC.

 



Comentários

pub