Sem máscara, com beijos e selfies: foi assim o regresso de Marcelo à Ovibeja [com fotos]

Presidente da República regressou à grande feira agropecuária de Beja, depois do interregno da pandemia

O Presidente da República regressou este domingo à Ovibeja, que está a decorrer até amanhã na capital do Baixo Alentejo, tendo passeado pelo recinto da feira sem máscara, distribuindo beijos e abraços, brincando com as crianças e acedendo às inevitáveis selfies.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou, em declarações aos jornalistas, que já visita a Ovibeja desde antes de ser Chefe de Estado e, nessa condição, desde 2016, um hábito só interrompido pela pandemia.

Este regresso à feira agropecuária de Beja, sem máscaras, é, segundo o Presidente Marcelo, uma «experiência única».

«Desta vez não há mascara e faz a diferença. Aqui não se nota muito, como é ao ar livre, é campo, é relativamente mais natural, mas nos pavilhões nota-se e há pessoas que legitimamente querem conservar as máscaras», comentou.

O Presidente da República classificou o fim do uso obrigatório de máscara como «um momento de viragem, que está a ser vivido pelos portugueses com muito bom senso».

«Ainda ontem tive experiências muito diferentes: ao ar livre, sem máscara, dentro de casa com muita gente, com máscara, dentro de casa, espaçados, com pouca gente, uns com máscara, outros sem». É uma «adaptação que se vai fazendo», salientou, frisando, porém, que «a pandemia ainda não passou, anda por aí, mas não tem a gravidade, para já, que teve noutros tempos».

Como já é tradição, na sua longa visita à Ovibeja, Marcelo Rebelo de Sousa comprou rifas ao vendedor Carlos, com quem até falou sobre a pandemia e a guerra na Ucrânia. «Este homem crava-me sempre», comentou, com um sorriso, o Presidente, seguindo depois a sua visita, rumo a zona da restauração.

 

Oiça aqui, na íntegra, as declarações do Presidente Marcelo:

 

Fotos e som de Ana Teresa Alves | Sul Informação:

 

 



 

Comentários

pub