Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Seis exposições, uma delas com fotografias de Alfredo Cunha, vão celebrar, ao longo deste mês, o 25 de Abril, em Odemira. 

A exposição coletiva da Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos está patente ao público na Igreja da Misericórdia e reúne trabalhos de Gonçalo Condeixa (pintura e escultura), Inga Geckeler (joalharia), Karolina Kornek Freixial (pintura), Mariana Sobral (pintura), Mariana Dias Coutinho (instalação), Noa Noa (pintura), Pedro Soares (escultura), Philippe Peseux (pintura), Sofia do Vale (ilustração), Tabea Wimmer (pintura) e Thomas Wimmer (escultura).

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira (10h00-13h00 e 15h00-18h00) e aos sábados (10h00-13h00).

infraquinta rumo à sustentabilidade

A exposição “Da Rua Para as Lojas” apresenta, em diferentes espaços comerciais da vila, 14 trabalhos resultantes de edições de anos anteriores da iniciativa “A arte saiu à rua”, promovida em Odemira e Vila Nova de Milfontes, pela Sopa de Artistas.

Conta com obras de André Teixeira (na Loja Tentação), Carlota Bastos (Oficina dos Sentidos), Pedro Pinheiro (Loja Rita), Fábio Ramunni (Café o Chafariz), Philippe Peseux (Loja XXI), João Maria Ferreira (Soares & Guerreiro), Pedro Soares (Soares & Filho), Mariana Sobral (Sapataria Silsport), Philippe Peseux (Barbosa Opticália), Maria Meireles (Farmácia Central), Zenoviy Klymko (Bar-restaurante Fonte Férrea), Philippe Peseux (Café Central), João Santos (Padaria MG&SLDA) e Noa Noa (Florista Jasmim).

Já a exposição “Testemunhos de Abril” pode ser visitada no Edifício Municipal em remodelação situado na Praça da República, de segunda a sexta-feira (10h00/18h00).

São evocadas as comemorações do 25 de Abril, organizadas pela Câmara de Odemira desde 1977. Além de fotografias do Arquivo Municipal apresenta a ata da reunião de Câmara de 21 de Abril de 1977 (onde é deliberada a realização anual das comemorações) e testemunhos áudio.

“A Liberdade Passou Por Aqui” do fotógrafo Alfredo Cunha está patente no Espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, de segunda a quinta (15h00-19h00) e às sextas-feiras (15h00-21h00).

A exposição mostra uma seleção de fotografias captadas por Alfredo Cunha, enquanto fotógrafo do jornal “O Século”, durante a revolta militar de 25 de abril de 1974. Impressas em grande formato, as fotografias revelam o testemunho do autor, na primeira pessoa, da sucessão de acontecimentos da revolução.

“O Lagarto” é o tema da exposição de xilogravuras do artista popular brasileiro José Jacinto Borges, para visitar na Biblioteca Municipal José Saramago, de terça a sábado (10h00/18h00). A mostra apresenta as ilustrações do conto “O Lagarto”, de José Saramago, numa exposição organizada pela Fundação José Saramago.

A partir do dia 21 de Abril, o programa conta ainda a exposição documental “Município de Odemira na Revolução de Abril 1974 – 1976”, da autoria do historiador Constantino Piçarra, patente na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves.

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão

Schola Cantorvm Colegiada De Cedofeita_1

Um concerto em torno de Maria e música espiritual marcam Terras sem Sombra em Arronches

Foto: CM Viana do Alentejo (Arquivo)

Viana do Alentejo com arte à solta no Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria