Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Proteger Dunas, Proteger as Aves” é o nome da ação de sensibilização que decorreu na manhã do dia 6 de Abril, no Centro Comunitário de Alvor.

Esta ação tem como objetivo realçar a importância dos sistemas dunares, no qual inclui a proteção do avanço das areias e do mar, e da defesa e suporte da diversidade de espécies de fauna e flora.

A iniciativa foi criada, em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a associação “A Rocha”, pelo facto da Ria de Alvor estar classificada no âmbito da Rede Natura 2000 e constituir um local de nidificação de duas espécies de aves que constroem os seus ninhos no areal das praias e dunas: a chilreta (Sternula albifrons) e o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus).

infraquinta rumo à sustentabilidade

Os valores naturais presentes na Ria de Alvor, a importância e dinâmica dos sistemas dunares, pormenores sobre as aves marinhas nidificantes e os meios legais de proteção desta área natural foram os temas abordados.

Nesta ação de sensibilização, uma vez que a  época de nidificação coincide com a temporada balnear, participaram vigilantes da Natureza e representantes da Polícia Marítima, GNR, Junta de Freguesia de Alvor, Proteção Civil Municipal e EMARP, entre outros, enquanto agentes de fiscalização, segurança e limpeza das praias que podem contribuir para o sucesso reprodutor de ambas as espécies.

Ainda no âmbito desta atividade, vão ser colocados dois painéis informativos nos acessos ao sistema dunar de Alvor e delimitada a área em que se estabelece a colónia de chilreta, de ano em ano.

 



Banner lateral albufeira
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Inauguração Diretoria do Sul da PJ. Faro. MC (23)

Novas instalações da PJ de Portimão nunca avançaram mas já há «proposta alternativa»

reuniao-interna-projeto-clad-biblioteca-tavira

Biblioteca Municipal de Tavira integra projeto europeu de combate à desinformação