Ovibeja vai ter Feira Gastronómica do Cardo, entre os dias 21 e 25 de Abril

Conversas com especialistas, sessões de show cooking e provas de queijo fazem parte do programa

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), em conjunto com a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Beja, vai realizar, no âmbito da 38ª Ovibeja, a Feira Gastronómica do Cardo, entre os dias 21 e 25 de Abril. 

A Feira tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico associado à utilização gastronómica do cardo, e terá uma programação variada: com atividades que vão desde as conversas com especialistas em gastronomia e produtores de cardo às sessões de show cooking com chefs de cozinha, passando pelas provas de queijos e outros produtos confecionados com esta planta.

A Feira Gastronómica do Cardo decorre das 15h às 18h30 no stand CEBAL, em articulação com o Espaço Show Cooking da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), ambos localizados no Pavilhão Institucional.

Nas sessões de Show Cooking – que estarão a cargo dos chefs Pedro Rolim, da Escola Profissional de Alvito, Maria Urmal, da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, e Nuno Lourenço, do Restaurante/Casa de Chá – Chá da Barra Villa – os chefs demonstrarão a plasticidade do cardo e o seu potencial como ingrediente de pratos doces ou salgados.

Como explica o CEBAL, «o cardo é um recurso endógeno cuja principal valorização é a utilização da flor para a produção de queijo». Contudo, «o conhecimento atual evidencia a multifuncionalidade desta planta como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, bem como fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais».

 



Comentários

pub