Orçamento Participativo de Castro Verde tem 10 mil euros para propostas jovens

O 4º Orçamento Participativo, que arranca no dia 1 de Maio, destina um montante de 50 mil euros para o concelho de Castro Verde

Castro Verde

A 4º edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde arranca a 1 de Maio, com 10 mil a serem destinados para “propostas jovens».

A iniciativa tem como objetivo aproximar os munícipes das políticas públicas através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para 2023.

Nesta edição, a Câmara de Castro Verde mantém o montante total de 50 mil euros e, desse valor, vão ser destinados 10 mil euros para a participação dos jovens castrenses entre os 16 e os 25 anos.

Também haverá 20 mil euros para continuar a apoiar as freguesias rurais do concelho.

Nesta iniciativa, podem participar todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho.

As áreas que vão ser abrangidas para apoios são: Espaço público, Espaços verdes, Higiene Urbana, Cultura e Desporto, Acão Social e Saúde, Educação e Juventude, Modernização Administrativa, Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade, Turismo e Desenvolvimento Económico, Ambiente, Segurança e Proteção Civil.

A edição passada deste OP registou um total de 857 participantes inscritos e 324 votos, distribuídos por 12 propostas em áreas como ambiente, espaço público, educação, higiene urbana, cultura e desporto.

Após três anos da sua edição inaugural, «o Orçamento Participativo de Castro Verde deu origem a alguns projetos de relevante interesse comunitário e que encarnam, na perfeição, o espírito do OP por resultarem da vontade democrática da maioria dos cidadãos que participaram», explica António José Brito, presidente da Câmara.

«De edição para edição, procurámos sempre renovar e melhorar as regras de funcionamento do OP, procurámos ser sensíveis aos contributos da sociedade civil que nos foram chegando e, desse modo, criámos um mecanismo de intervenção cívica que é hoje um exemplo no distrito de Beja», conclui.

A apresentação de propostas decorre de 1 de Maio a 30 de Junho, e podem ser submetidas através da plataforma online ou em papel, através do preenchimento do formulário.

 

 



Comentários

pub