Olivum e UÉ lançam Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo

Para «dar resposta a desafios prementes do setor olivícola» alentejano

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, uma iniciativa que «pretende dar resposta a desafios prementes do setor olivícola da região», vai ser lançado amanhã, dia 12, pela Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, em parceria com a Universidade de Évora.

Entre os objetivos deste programa, dirigido aos produtores de azeitona e lagares do Alentejo e de adesão voluntária, está «o reforço da capacitação empresarial na implementação, valorização e comunicação das melhores práticas de sustentabilidade», segundo a Olivum.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo «resulta do reconhecimento da importância da oferta de azeites da região produzidos de forma sustentável nas suas dimensões ambiental, social e económica».

Pedro Lopes, presidente da Olivum, assume que «a sustentabilidade ambiental e a compatibilização entre agricultura e proteção da natureza são uma das prioridades da Olivum» e sublinha que «o olival moderno é responsável por 73% da produção nacional de azeite, com o Alentejo a contribuir com 85% do total produzido em Portugal».

Já Maria Raquel Lucas, professora da Universidade de Évora, diz que «os olivicultores estão empenhados em melhorar a produtividade e o bem estar social e ambiental, alargar mercados e levar o conhecimento sobre o cultivo da azeitona mais longe», além de ambicionarem atingir a sustentabilidade.

Desta forma, «o PSSA é a ferramental fundamental para ajudar a concretizar esses objetivos e avançar no processo rumo à sustentabilidade».

 



Comentários

pub