Odemira: Cante, artesanato e produtos locais são estrelas das Festas de Maio de Amoreiras-Gare

Evento regressa após dois anos de interregno

Cante: Imagem de arquivo

As Festas de Maio e a Feira do Interior do Concelho de Odemira vão voltar a levar o cante alentejano, o artesanato e os produtos locais Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, a partir de sexta-feira, dia 29 de Abril, até domingo, 1 de Maio.

A abertura oficial das Festas de Maio, que regressa após dois anos de interregno, acontecerá no dia 29 de Abril, às 15h30,  com intervenções por parte da organização e entidades convidadas e  atuação de alunos do 1º Ciclo e monitores e do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso.

A Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, que decorre durante a tarde de sexta e todo o fim-de-semana, é «um dos destaques» do certame, bem como a animação com viola campaniça e cante, pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, no Palco Sonoridades e Sabores, segundo a Câmara de Odemira que é, em conjunto com a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, apoiante deste evento da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare..

Na sexta-feira à noite há concerto com David Antunes & The Midnight Band e baile com Ricardo Glória.

No sábado, às 15h00, haverá a atuação pelo Duo de Concertinas, composto por Francisco Almeida e Ruben Alves, seguida do 16º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação dos Cantares Ladrão do Sado, por Daniel Gamito e amigos, Cante ao Baldão e Despique com Cantores da Região e Cantares ao Desafio do Minho, por Augusto Canário e amigos.

Às 22h00 decorre o espetáculo “Outros Cantes do Sul”, com Pedro Mestre, seguido de baile com Emanuel Martins e Tânia.

No dia 1 de Maio, a partir das 11h00, haverá um momento dedicado aos Acordeonistas Amadores e Poetas Populares da região. A partir das 15h00, a tarde será dedicada ao Cante Alentejano, com a atuação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, Grupo Musical Atar e Pôr ao Fumeiro e dos Alunos de Viola Campaniça do CVVCI.

As festas encerram com a atuação de Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro, a partir das 18h00.

Na componente desportiva, no dia 1 de Maio decorre a caminhada “Pelos Trilhos do Montado”. A Associação Rota Vicentina vai também dinamizar dois passeios de bicicleta, no dia 30 de Abril e no dia 1 de Maio, ambos com início às 10h00 horas, a partir da Estação de Comboios de Amoreiras-Gare.

 

 

 

 



Comentários

pub