Museus do Sul vão trocar “experiências e boas práticas” em Mourão

Colóquio visa reunir museus «que tiveram uma origem semelhante à da aldeia da Luz»

O Museu da Luz, em Mourão, vai acolher mais uma edição do Colóquio de Museus Rurais do Sul, desta feita sobre o tema “Os museus, as comunidades e o território: experiências e boas práticas”, no dia 5 de Maio, às 9h30.

O colóquio «pretende reunir museus que tiveram uma origem semelhante à da aldeia da Luz: a submersão de uma aldeia, sendo os guardiões da memória e os dinamizadores ativos das suas comunidades e territórios numa perspetiva de construção do futuro», segundo a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva.

«Pretende-se, assim, dar a conhecer experiências que tenham alguma semelhança com a realidade da aldeia da Luz e analisar o caso concreto local, através de um olhar a partir do Museu e da comunidade», acrescenta.

O programa do colóquio centra-se nos testemunhos dos palestrantes convidados sobre «a sua experiência de ação museológica para com as suas comunidades e o seu território», mas também terá abordagens à temática «mais do ponto de vista teórico».

«De uma forma informal, vamos reunir pela primeira vez, três museus que resultaram da submersão das suas aldeias: Vilarinho da Furna, Aldeia da Faia e Aldeia da Luz. Na parte da tarde, o programa incide na visita guiada à exposição temporária “A minha aldeia” e na realização de um percurso pela Luz», resume a EDIA.

Este evento resulta de uma parceria entre a empresa e a Rede de Museus Rurais do Sul (RMRS) e inscreve-se na comemoração dos 20 anos da mudança para a nova aldeia da Luz.

A entrada é livre, mas a inscrição obrigatória, devendo ser feita através do email [email protected] ou pelo telefone 266 569 257, todos os dias entre as 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

 

 

 



Comentários

pub