Moura celebra 25 de Abril com exposição de fotografias de Eduardo Gageiro

Mostra estará patente até final do mês

Foto de Eduardo Gageiro – Imagem de Arquivo

A exposição “Um olhar sobre Abril”, composta por 12 fotografias de Eduardo Gageiro sobre os acontecimentos do 25 de Abril de 1974, está patente desde ontem na Galeria do Espírito Santo, em Moura, onde pode ser vista até final do mês.

«A ocupação dos estúdios do Rádio Clube Português, os militares, liderados por Salgueiro Maia, que foram da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, para Lisboa, o cerco ao quartel da GNR do Carmo, a rendição de Marcelo Caetano e os festejos da liberdade foram alguns desses acontecimentos que mudaram a história de Portugal», segundo a Câmara de Moura.

Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém a 16 de Fevereiro de 1935. Com apenas 12 anos viu publicada, na primeira página do Diário de Noticias, a sua primeira fotografia. Começou a sua atividade de repórter fotográfico, em 1957, no Diário Ilustrado e a partir daí dedicou toda a sua vida ao fotojornalismo.

Colaborou com publicações no jornal “O Século Ilustrado”, Eva, Match Magazine, Sábado, da qual foi editor, entre outras. Foi fotógrafo de instituições como a Companhia Nacional de Bailado, Presidência da República e Assembleia da República.

Eduardo Gageiro tem trabalhos reproduzidos um pouco por todo o mundo. É membro de honra de várias organizações fotográficas internacionais e detentor de vários prémios nacionais e internacionais.

A 10 de Junho de 2004 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.

A exposição “Um olhar sobre Abril”  pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

 

 



Comentários

pub