Morreu Eunice Muñoz, a atriz que partiu da Amareleja para o mundo

Atriz alentejana tinha 93 anos

A atriz Eunice Muñoz, natural da Amareleja, concelho de Moura, e que se tornou um dos nomes maiores das artes em Portugal, morreu hoje, dia 15, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos.

Nascida em 30 de Julho de 1928, na Amareleja, Eunice Muñoz era oriunda de uma família com raízes no circo.

A sua estreia no teatro foi aos 13 anos, numa peça de Virgínia Vitorino, no Teatro Nacional Dona Maria II. A boa prestação valeu-lhe a integração na Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro.

A sua ligação ao D. Maria II durou até ao dia da sua morte, uma vez que é a madrinha da rede Eunice Ageas, um projeto de circulação de espetáculos deste Teatro Nacional ao qual o Teatro das Figuras passou recentemente a pertencer e que também já integrou o Teatro Municipal de Portimão.

O ministro da Cultura já reagiu ai desaparecimento da atriz, numa nota em que presta homenagem a Eunice Muñoz.

«Foi um privilégio para Portugal ter uma atriz como Eunice Muñoz. Uma atriz com um dom único e um talento natural para a representação. Para os portugueses, a sua vida confunde-se com os palcos e o teatro», considera o governante.

«Todos a conhecemos e, por isso, todos fomos desenvolvendo uma relação íntima e carinhosa com a mulher de traço humano e inclinação doce e afável. Para os portugueses, Eunice Muñoz é o teatro. É a verdadeira Senhora Teatro. O que felizmente todo o país soube sempre reconhecer. Neste momento, devemos-lhe um aplauso eterno. Despedimo-nos da Eunice Muñoz com profunda tristeza», conclui.

 

 

 



Comentários

pub