Maquete de Horácio Guerra traz a velha Luz de volta à superfície

Aldeia da Luz irá receber exposição de Horácio Guerra

Exposição de Horácio Guerra

O Museu da Luz, na aldeia da Luz, no concelho de Mourão, vai inaugurar a exposição “A minha aldeia”, da autoria de Horácio Guerra, esta sexta-feira, 1 de Abril, às 17h00.

A mostra representa a antiga aldeia da Luz, numa maquete à escala aproximada de 1/1000, e é inaugurada no ano em que se comemora o vigésimo aniversário da nova aldeia da Luz.

Horácio Guerra recolheu, durante anos, «num trabalho persistente e minucioso», informação de várias fontes até criar esta maquete, que tem cinco metros de comprimento por quatro metros de largura, com madeira, gesso, cortiça ou cartão.

Segundo o luzense, «o conjunto temático, agora presente em exposição no Museu da Luz, resulta de uma necessidade de preservar e homenagear a memória e a identidade da aldeia».

«Foram anos de muito trabalho, mas também de um enorme prazer em deixar um testemunho para as novas gerações e para quem quiser conhecer como era a vida na antiga Luz», acrescenta o autor.

Horácio Guerra nasceu na velha Luz «e, em termos profissionais, começou por ser barbeiro e, mais tarde, dedicou-se ao setor da construção civil e ao comércio, entre outros. Homem de mil e um ofícios, é um autodidata que nos últimos anos esteve concentrado em concluir um sonho: a sua maqueta da antiga Luz», conta a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva.

O artista também tem participado, desde o início, na manutenção e montagem de exposições no Museu da Luz.

“A minha aldeia” ficará patente até 2 de Junho, no museu que está aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

 

 

 



Comentários

pub