Évora celebra Artur Pastor com exposição de fotografias na Igreja do Salvador

A mostra estará patente ao público até dia 23 de Setembro

A exposição “Évora Património – Fotografias de Artur Pastor”, da Direção Regional de Cultura (DRC) do Alentejo, é inaugurada no dia 4 de Maio, a partir das 17h00, na Igreja do Salvador. 

Artur Pastor foi um dos mais notáveis fotógrafos do século XX. Muito eclético, fotografou um Portugal, em parte desaparecido, com as suas gentes e os seus costumes, sendo a sua obra o grande repositório de fotografias do Portugal Rural das décadas entre 1940 e 1990.

Foi em Évora, cidade onde fez a sua formação académica, que descobriu o gosto pela fotografia que o fascinaria até ao fim da sua vida.

Esta mostra surge na sequência de doação à DRCAlentejo, por parte da família de Artur Pastor, de um conjunto de 92 fotografias, a cores, realizadas por este artista fotógrafo na década de 80, do século XX, sobre a sua cidade de criação.

Estas fotografias foram preparadas para uma exposição pelo seu autor, que acabou por nunca acontecer, apesar de várias diligências realizadas por Artur Pastor ao longo do ano de 1987.

Só agora, no âmbito das comemorações do seu centenário, será apresentada uma seleção, realizada com base nas consideradas mais representativas e que mostram a visão que este fotógrafo tinha da cidade de Évora.

Com esta exposição, que conta com o apoio da Arquidiocese de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo pretende associar-se às comemorações do centenário de Artur Pastor.

A mostra estará patente ao público até dia 23 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 



Comentários

pub