O centenário da histórica revista Seara Nova vai ser assinalado com uma exposição a ser inaugurada no dia 22 de Abril, às 15h00, na Biblioteca do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro.
A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os diretores e colaboradores ao longo dos anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da mostra.
A exposição vai ficar patente ao público na Biblioteca da Universidade do Algarve até 18 de Maio de 2022, e em seguida continuará a sua digressão pelo país, passando por Setúbal, Santarém e terminando em Lisboa.
Para além da Exposição histórica será possível ainda assistir, nos dias 27 de Abril e 11 de Maio, à projeção do documentário «Há 100 anos, a Seara Nova», realizado por Diana Andringa e no dia 22 de Abril, será realizada uma Palestra intitulada «Nos 100 anos da Seara Nova» e que terá como oradores: António Paulo Oliveira (UAlg-FCHS), Carina Infante do Carmo (UAlg-FCHS) e João Luiz Madeira Lopes (diretor da revista Seara Nova).
Para mais informações sobre o centenário poderá ser consultado o site da revista.
A Seara Nova foi fundada a 15 de Outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença.