Câmara de Beja atribui 27 mil euros em Bolsas de Estudo

Medida é destinada a alunos do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Beja atribuiu 30 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior no corrente ano letivo de 2021/2022, no valor de 27 mil euros.

A medida, que começou a ser implementada em 2018/2019, já apoiou 52 alunos, com um valor global de 45.200 euros.

Tem como principal objetivo ajudar a continuação dos estudos dos alunos que residam no concelho e, ao mesmo tempo, colaborar na formação de quadros técnicos superiores, contribuindo para um maior desenvolvimento social, económico e cultural.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, sublinha a importância da medida para as 30 famílias que recebem este apoio suplementar que permite aos educandos frequentarem o Ensino Superior:

A atribuição destas bolsas implica que o agregado familiar resida pelo menos há três anos no concelho de Beja e que os estudantes ingressem ou frequentem estabelecimentos de Ensino Superior no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciatura ou mestrado.

«O que nós lamentamos é não poderem ser mais de 30 bolsas», diz o autarca, recordando que «não havia bolsas de estudo em 2017 e em 2018».

«O município de Beja não consegue satisfazer as necessidades de todas as famílias que precisariam de apoio» e, por isso, alguns dos candidatos foram excluídos, explica.

Acrescenta que os selecionados são «pessoas com carências económicas profundas e as que, em função do regulamento, apresentaram um maior grau de dificuldade».

O presidente socialista recorda que «criámos 18 bolsas, neste momento estamos em 30, vamos ver se é possível alargar um pouco mais».

Garantindo que o executivo municipal fará um esforço nesse sentido, o autarca admite que poderá não acontecer já no próximo ano letivo, porque «alterar o regulamento com todas as fases que a alteração de regulamento obedece – discussão pública, Assembleia Municipal – é um processo demorado».

 

 

 



Comentários

pub