Bombeiros de Grândola destacam-se em exercício internacional de proteção civil

Cinco bombeiros de Grândola participaram num exercício internacional de simulação de um terramoto em Madrid

Cinco operacionais dos Bombeiros Mistos de Grândola participaram num exercício internacional de simulação de um terramoto, em Madrid, nos dias 4 e 5 de Abril.

O exercício foi feito também com profissionais das corporações de bombeiros e de proteção civil da Grécia, França e Espanha.  O destacamento português, coordenado pelo comandante da corporação, foi responsável por várias missões de resgate e salvamento, utilizando tecnologias de ponta desenvolvidas no âmbito do projeto FASTER.

Este foi, segundo o município de Grândola, o último teste às ferramentas tecnológicas desenvolvidas no quadro do projeto financiado pela Comissão Europeia, que se iniciou em 2019 e que chega agora ao fim.

«A atuação da equipa dos bombeiros de Grândola foi destacada pelos meios de comunicação social em Espanha, designadamente nos principais canais televisivos, no quadro das reportagens que foram realizadas sobre o simulacro», refere o comunicado.

O Município de Grândola é um dos parceiros do projeto que chega agora ao fim e que envolve 23 entidades de 10 países europeus e do Japão. Em Madrid, estiveram ainda presentes o vereador da Câmara Municipal responsável pela área de Proteção Civil, Ricardo Costa, acompanhado de técnicos do município.

 

 

 



Comentários

pub