Beja recebe conferência “Propriedade e práticas agrícolas no Baixo Alentejo, na Idade Moderna”

Conferência terá por base os resultados da investigação da conferencista convidada sobre aspetos da realidade alentejana na Idade Moderna

A conferência “Propriedade e práticas agrícolas no Baixo Alentejo, na Idade Moderna”, por Emília Salvado Borges, vai ter lugar no próximo dia 28 de abril, às 21h00, no auditório da EDIA, em Beja.

De entrada livre, a iniciativa está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Este ciclo de conferências pretende, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

Esta conferência terá por base os resultados da investigação da conferencista convidada sobre aspetos da realidade alentejana na Idade Moderna (demográficos, económicos, sociais, políticos, militares e culturais), contrastada com outros estudos recentes e com testemunhos de autores da época, atentos aos problemas alentejanos.

Nesta sessão, serão abordados temas como os homens e a sua inter-relação com o meio; povoamento e evolução demográfica; estrutura e tipos de propriedade; formas de apropriação predial; atividades produtivas e práticas agrícolas, com o objetivo de tentar perceber o que houve de persistência e de mudança nesses setores, ao longo da Idade Moderna.

A conferencista convidada, Emília Salvado Borges, licenciada em História, Pós-Graduada em História Regional e Local e Mestre em História Moderna, tem-se dedicado sobretudo ao estudo da História do Alentejo no Antigo Regime, nas vertentes artística, demográfica, económica, cultural, militar e política.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório. Poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: [email protected] ou 964 934 162.

A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA clicando aqui.

 

 



Comentários

pub