Alunos de Grândola selecionados para a final do Concurso Nacional de Leitura

Final da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura acontece a 4 de Junho, em Almada

Francisco Ventura, aluno do 1º ciclo, e Ana Mesquita, aluna do ensino secundário, ambos do Agrupamento de Escolas de Grândola, estão apurados para a Fase Nacional da 15.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, que acontece a 4 de Junho, em Almada.

A seleção nesta fase intermunicipal, que aconteceu a 7 de Abril, na Biblioteca e Arquivo do Município, entre as 14h00 e as 18h00, contou com a presença da Vereadora da Cultura da CMG, Carina Batista, e com apresentação de Jorge Serafim.

A organização esteve a cargo do Município de Grândola com o apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e da Rede de Bibliotecas Escolares.

A prova escrita de interpretação, eliminatória, aconteceu a 5 de Abril, para todos os níveis de ensino, entre as 10h30 e as 11h30, com a participação de 64 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e Torrão, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal, Santo André, Grândola e Sines.

Para o apuramento final, foram efetuadas duas provas de palco, Leitura Expressiva e Argumentação, com a participação de 20 alunos (cinco alunos de cada ciclo de ensino). A prova oral foi composta por dois desafios: leitura expressiva de um dos textos da obra indicada, previamente disponibilizada a cada concorrente, e argumentação – análise crítica de uma ideia retirada do livro por meio da exposição de argumentos que a apoiem ou rebatam.

O Concurso Nacional de Leitura organizado pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais, tem como objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

 



Comentários

pub