Vila Viçosa: Entidades juntam-se para avançar com obras no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Presidente da República visitará Vila Viçosa este domingo

Cinco entidades vão assinar um protocolo este domingo, 27 de Março, com vista às obras de recuperação Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa, que alberga a imagem daquela que é, desde 1646, a Padroeira de Portugal. No mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa vai assistir à missa neste Santuário. 

A assinatura do protocolo, que junta a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Arquidiocese de Évora, o Município de Vila Viçosa e a Fundação Eugénio de Almeida, acontecerá às 12h30, no Seminário de Vila Viçosa

A cerimónia será presidida pelo Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho e insere-se nas comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, organizadas pelo Município de Vila Viçosa, Arquidiocese de Évora e Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição.

No mesmo dia, mas mais cedo, haverá o encerramento do Ano Jubilar, com eucaristia, às 10h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Bispo D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que contará com a presença do Presidente da República.

Também no domingo estará aberta ao público, entre as 10h00 e as 17h00, a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira” que reúne, pela primeira vez no mesmo lugar, as três coroas de imagens mais significativas do património religioso português.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Vila Viçosa, está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e tem uma enorme relevância cultural, patrimonial, religiosa e histórica, assim como uma enorme importância afetiva para o povo português.

É nela que está albergada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a quem, a 25 de Março de 1646, D. João IV confiou a proteção do Reino, no seguimento da Guerra da Restauração, e proclamou Padroeira de Portugal – ato intimamente associado ao reconhecimento da nossa independência.

 

 



Comentários

pub