Serpa junta-se à UÉ e ao ICNF para estudar a flora da Serra de Ficalho

Jardins do concelho vão também passar a ter espécies da serra

Serra de Ficalho – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

O Município de Serpa, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Universidade de Évora (UÉvora) assinaram, a 7 de Março, um protocolo que visa a recolha de informação, análise e estudo da flora e vegetação da Serra de Ficalho.

Segundo a Câmara de Serpa, esta serra é «considerada como um excelente objeto de estudo científico e de preservação, pelo seu enquadramento geográfico, características biofísicas e paisagísticas, biogeográficas e bioclimáticas».

Assim, além da componente de conhecimento da flora, com vista à sua preservação, o protocolo apresenta também uma componente de divulgação deste trabalho à população, através da introdução de espécies de flora da Serra de Ficalho, como elementos ornamentais nos espaços públicos da cidade e do concelho, constituindo ainda uma forma de adaptação do espaço público às alterações climáticas.

Em representação da autarquia esteve o seu presidente João Efigénio Palma, tenndo o documento sido ainda assinado pela diretora Regional do Alentejo do ICNF, Olga Martins, e pela vice-reitora da Universidade de Évora, Ausenda Balbino.

O protocolo tem uma vigência de 15 meses, podendo ser extensível até aos 24 meses, estando previstas atividades de carácter científico, bem como a edição de um livro prático de identificação de espécies vegetais.

 

 



Comentários

pub