Santiago do Cacém é percorrido por «Malteses» a partir de quarta-feira

Espetáculo será apresentado em várias localidades do concelho de Santiago do Cacém

A poesia de Manuel da Fonseca dá o mote para dois Malteses subirem aos palcos do Litoral EmCena, em várias localidades do concelho de Santiago do Cacém, a partir desta quarta-feira, dia 9, num espectáculo do GATO SA, grupo de teatro de Vila Nova de Santo André.

O espetáculo, criado e encenado por Mário Primo, foi levado à cena pela primeira vez em 2019, sendo agora apresentada uma versão aumentada e renovada, com música ao vivo de Alexandre Pintassilgo, da Academia de Música do Litoral Alentejano, e uma introdução à obra de Manuel da Fonseca, por João Madeira.

Em palco, além do músico Alexandre Pintassilgo, vão estar os atores Raul Oliveira e Rogério Bruno, que interpretam dois malteses que se encontram à noite num descampado e interagem, evocando situações das suas vidas errantes, das memórias da família perdida, das mágoas, das brigas e do destino que os fez malteses do Alentejo.

O espetáculo resulta de uma colagem de textos poéticos da autoria de Manuel da Fonseca, selecionados e reunidos em torno da personagem do “Maltês”, uma figura recorrente tanto na obra poética, como na prosa do autor.

«Campaniços, mendigos, vagabundos e malteses são homens em conflito com um espaço físico e social adverso, a quem Manuel da Fonseca investe de coragem e resistência dando-lhes uma dimensão heroica. São homens que, apesar de todas as dificuldades e privações por que passam, conservam uma dignidade, uma força e uma ânsia de liberdade acima de tudo na vida. São homens insubmissos para com as injustiças e dignos de exaltação», salientam os promotores do espetáculo.

O GATO SA é a companhia da casa, que impulsinou a criação da AJAGATO, associação criada em 1999 para apoiar o grupo de teatro em atividade desde 1988 e contribuir para desenvolver dinâmicas e projetos teatrais de maior envergadura e que promove atualmente a programação do Litoral EmCena.

“Malteses” vai ser apresentado em 15 sessões, algumas direcionados para escolas, outras para o público em geral, sempre de acesso gratuito e recomendado para maiores de 6 anos.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines ,com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas, que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turística.

Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.

 

 

 


Ficha artística e técnica
Dramaturgia e Encenação: Mário Primo
Interpretação: Raul Oliveira, Rogério Bruno e Alexandre Pintassilgo
Desenho de Luz e operação técnica: Tomás Porto

 


Sessões agendadas para Março
09/3 – 11h30 – Santiago do Cacém, Auditório Municipal António Chainho

10/3 – 15h e 21h30 – Cercal do Alentejo, Casa do Povo

11/3 – 15h00 – V.N. Santo André, Escola Secundária Padre António Macedo

12/3 – 21h30 – Ermidas do Sado, Vitória Futebol Clube Ermidense

13/3 – 16h30 – Sonega, Centro Comunitário

24/3 – 21h30 – Abela, Sporting Futebol Clube Abelense

25/3 – 21h30 – S. Domingos, Casa do Povo

26/3 – 21h30 – Roncão, Centro Social

27/3 – 18h00 – S. Bartolomeu da Serra, Associação de Moradores

 

 



Comentários

pub