Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Os dados de execução do programa MAR2020 revelam que as candidaturas aprovadas, executadas ou em execução no Algarve, até à data, se situam perto das sete centenas, o que equivale a um investimento de 80 milhões de euros e um apoio público de 60 milhões.

Este número corresponde a mais de 12% das candidaturas apresentadas a nível nacional, representando montantes de investimento e de despesa pública da mesma ordem de grandeza.

Em termos de Eixos prioritários, nos quais o MAR2020 se encontra estruturado, são as medidas do Eixo 2, associadas à aquacultura os mais representados na região, correspondendo a mais de 40% do investimento, em termos regionais.

lagos eventos

Estes investimentos têm origem nas mais de um milhar de estruturas existentes na região, sobretudo situadas nas zonas intertidais (Ria Formosa e Alvor), e dedicadas à produção de bivalves, às quais se juntam as unidades de produção aquícola offshore licenciadas entre Sagres e Vila Real de Santo António.

Com origem no domínio da atividade da Pesca, correspondendo ao Eixo Prioritário 1, temos o maior número de candidaturas submetidas (cerca de 60% das candidaturas na região).

Estas candidaturas distribuem-se por diferentes medidas, como sejam investimentos a bordo ou as compensações por cessações temporárias (onde se incluem as resultantes da COVID 19).

A iniciativa destas candidaturas provém do universo das 853 embarcações de pesca registadas nas capitanias da região, sobretudo das que se dedicam à pesca costeira.

Incluem-se também, neste Eixo 1, os investimentos em portos de pesca, em locais de desembarque em abrigos e lotas.

Os Eixos 4 e 5 traduzem a atividade dos Grupos de Ação Costeira do Barlavento e do Sotavento, e os investimentos na comercialização e na transformação de produtos da pesca e da aquicultura, respetivamente.

Sul Informação


vila do bispo
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Eles são DIBEST e reuniram-se em Faro para impulsionar a economia azul

Eles são DIBEST e reuniram-se em Faro para impulsionar a economia azul

Sul Informação - Empresa de Lagos inova na aquacultura sustentável em projeto de 1,48 milhões

Empresa de Lagos inova na aquacultura sustentável em projeto de 1,48 milhões

Sul Informação - Futuro HUB Azul do Algarve já está a ser construído em Olhão

Futuro HUB Azul do Algarve já está a ser construído em Olhão