Projeto “Um Mergulho na História” vai elaborar carta arqueológica subaquática do Litoral Alentejano

Workshop “Arqueologia Fluvial: Um Mergulho na História” reúne 12 especialistas nacionais e estrangeiros

A elaboração de uma carta arqueológica subaquática integrada do Alentejo Litoral é o principal objetivo do projeto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) “Um Mergulho na História” (UMH), que será apresentado ao público no próximo dia 8 de abril, às 10h00, no Auditório Municipal da Câmara de Alcácer do Sal.

Com uma dotação orçamental de 300 mil euros, trata-se um projeto financiado pelo Orçamento Participativo de Portugal (OPP), operado pela DGPC através do seu Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS).

A sessão pública, dia 8, conta com as presenças do presidente da Câmara Vítor Proença e do diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos. No evento, participam os técnicos da DGPC envolvidos no projeto, assim como representantes de entidades parceiras.

A ideia de promover a investigação em arqueologia náutica e subaquática na costa alentejana, envolvendo as populações locais, foi lançada no âmbito do C.A.N.A.L – Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral. Posteriormente candidatada ao programa de 2018 do OPP, foi a proposta mais votada na região do Alentejo e uma das mais votadas a nível nacional.

O projeto UMH prevê «missões de prospeção e de localização de sítios arqueológicos submersos ou em ambiente misto no litoral alentejano», explica a DGPC.

Tem o apoio das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, de Grândola e de Sines, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Instituto de Arqueologia e Paleociências da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No mesmo local – o Auditório Municipal de Alcácer do Sal – realiza-se, de 8 a 10 de abril, o Workshop “Arqueologia Fluvial: Um Mergulho na História“, visando a partilha de conhecimento e de boas práticas nesta área disciplinar.

Participam 12 especialistas nacionais e estrangeiros, que vão debater temas relacionados com a arqueologia subaquática em ambientes fluviais e a utilização de soluções robóticas não tripuladas.

Pretende-se, com este workshop, «reunir saber e experiências sobre técnicas e metodologias científicas utilizadas na investigação de sítios arqueológicos submersos com pouca visibilidade, como é o caso do rio Sado, meio fluvial de elevada importância histórica e arqueológica e que constitui um dos contextos em estudo no projeto UMH», acrescenta a DGPC.

A participação no workshop é gratuita, mas requer inscrição prévia em formulário disponível aqui. Mais informação sobre o projeto está disponível na página eletrónica do UMH, designadamente as sínteses curriculares e os contactos dos oradores.

 

PROGRAMA
Workshop Arqueologia Fluvial

8 de abril

10h – Abertura solene do projeto “Um Mergulho na História” – intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos
11h – “A Arqueologia Fluvial em Portugal: Desafios e Oportunidades” por Alexandre Monteiro (UMH)
11h30 – Coffee break e networking
11h45 – “Archaeology on Inlets and rías: experiences” por Miguel San Claudio (Archeonauta, Espanha)
13h00 – Pausa para almoço (livre)
15h00 – “Underwater archaeological research in riverine environment: the case of ANAXUM Project (Italy)” por Massimo Capulli (Universitá di Udine, Itália)
15h50- “Current trends in robotics for underwater archeology” por João Tasso (Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática, Universidade do Porto)
16h30 – “Development of survey works and archaeological study in areas of fluvial interface or Lagoa: the case of the study of the Óbidos lagoon, municipality of Caldas da Rainha” por Alexandra Figueiredo (Instituto Politécnico de Tomar)
17h00 – Coffee break e networking
17h15 – Formação em Fotogrametria por Miguel Martin (UMH)
18h15 – Encerramento

9 de abril

9h30 – “Mapping Riverine Archaeology with Combined Multibeam-LiDAR” por Peter Campbell (Cranfield University, Inglaterra)
10h20 – “Underwater archaeological survey and excavations in a fluvial context: examples of investigations conducted in French rivers” por Annie Dumont (Département des Recherches Archéologiques Subaquatiques et Sous-Marines, França)
11h10 – 11h25 – Coffee break e networking
11h25 – “Sado’s Roman Harbour Ensemble: economic dynamics within a fluvial-maritime interface” por Patrícia Magalhães e Sónia Bombico (Projeto Sado Romano e UMH)
12h05 – “Riverine Archaeology – Reflections from a British Perspective” por Nigel Nayling (University of Wales Trinity Saint David, País de Gales)
12h55- Pausa para almoço (livre)
14h30 – “Pumping veins through the landscape: Rivers and river landscapes investigated through underwater and maritime archaeology” por Martijn Manders (Cultural Heritage Agency of the Netherlands, Holanda)
15h20 – “Águas negras; um mergulho na 5ª dimensão” por Ivo Tavares e Nuno Monteiro (Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão)
16h00 – Coffee break e networking
16h15 – Mesa Redonda
17h15 – “Técnicas de mergulho em rio: correntes, falta de visibilidade, detritos flutuantes e leito marinho” por João Rainho (UMH)
17h45 – Encerramento do workshop por Filipe Vieira de Castro

10 de abril

10h – Passeio no rio Sado na embarcação “Galeão do Sado”, participação sujeita ao número de lugares disponíveis

 

 

 

 



Comentários

pub