Projeto Malacate “dá vida” à Mina de São Domingos com Old Space, New Volume

Projeto Malacate prolonga-se na Mina de São Domingos até Junho do ano que vem

A instalação de escultura Old Space, New Volume, da autoria da artista norueguesa Lisa Wulff, vai ser inaugurada, no dia 1 de Abril, na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, no âmbito do projeto de intervenção artística Malacate, que está a decorrer naquele espaço, até Junho de 2023.

Esta instalação surge do desafio à artista norueguesa Lise Wulff, para criar objetos escultóricos que habitem o espaço da Mina de São Domingos, «numa relação com as ruínas da antiga exploração mineira, a partir da História do lugar e das pessoas que as habitavam. O objetivo da instalação não é a reconstituição histórica, ou o remoer do passado, mas sim o prisma dos novos habitantes/ocupantes, materializados por peças escultóricas que passam a habitar um lugar abandonado», explicam os promotores do projeto Malacate.

Lise Wulff é uma artista plástica que vive e trabalha nos arredores de Oslo, com trabalhos expostos na Noruega, República Checa, Roménia, Sérvia, entre outros.

A artista desenvolve os seus trabalhos juntamente com a comunidade e «tem como uma das principais vertentes do seu trabalho a denominada “eco-arte”, em que se aborda temas relacionados com a ecologia, utilizando materiais naturais na criação de impressionantes objetos escultóricos deixados em locais públicos, ou no meio da natureza, para o usufruto de todos».

Lise Wulff é ainda a fundadora do projeto de arte ambiental The Scream from Nature (O Grito da Natureza), que visa aumentar a consciência sobre a relação entre humanos e natureza. O projeto faz parte da celebração oficial de Edvard Munch – Munch150 – e colabora com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O projeto Malacate é um projeto de intervenção artística na Mina de S. Domingos que, entre Janeiro de 2022 e Junho de 2023, convida a população da localidade a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros a criar diversas obras de arte.

Da dança à arte pública, do teatro às artes plásticas, «os artistas foram desafiados a imaginar e criar obras de arte que se relacionassem com a Mina de S. Domingos e com quem a habita. Um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste».

A partir de uma cooperação transnacional da Companhia Cepa Torta com o Município de Mértola, a Røros kommune (Noruega) e Lise Wulff (Noruega), «pretende-se potenciar uma nova visão da Mina de S. Domingos pela ação da prática artística e do trabalho de, com e para a comunidade local, criando uma imagem contemporânea do lugar, não apagando o seu passado industrial, mas reocupando os diferentes espaços com novas memórias e significados», concluem os promotores da iniciativa.

 

 



Comentários

pub