Odemira divulga ofertas de emprego e de habitação para refugiados ucranianos

Segundo a autarquia, já chegaram cerca de 100 pessoas a Odemira, vindas da Ucrânia

Ofertas de emprego e de habitação, bem como informação sobre pontos de recolhas de bens de primeira necessidade. A Câmara de Odemira criou uma área, no seu site, dedicada à ajuda aos refugiados ucranianos que cheguem ao concelho. 

Os cidadãos odemirenses que queiram manifestar o interesse para a receção de refugiados ucranianos, no âmbito do “Porta de Entrada” – Programa de Apoio ao Alojamento Urgente (Regime Excecional Ucrânia), também podem recorrer ao formulário disponibilizado online, seja a nível empresarial (alojamentos turísticos, por exemplo) ou particular.

São também disponibilizados os contactos do Serviço de Ação Social do Município, para qualquer esclarecimento: +351 961 620 618 (dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00) ou [email protected]

O Município de Odemira tem estado em contacto com várias entidades diretamente envolvidas nas respostas aos refugiados ucranianos.

No dia 22 de Março, decorreu uma reunião de coordenação para articular medidas e respostas necessárias para o melhor acolhimento destas famílias. Desta forma, o Município de Odemira constitui-se como uma ponte entre os vários atores do território e a população que precisa desta ajuda neste momento.

Segundo a autarquia, já chegaram cerca de 100 pessoas a Odemira, vindas da Ucrânia. Na sua maioria são mulheres e crianças, sendo que já há menores integrados em escolas do concelho.

A maior parte destes cidadãos foram alojados no Colégio Nossa Senhora da Graça em Vila Nova de Milfontes, instituição que conta com o apoio do Município de Odemira, no âmbito de refeições e material escolar, estando a ser analisadas outras formas de apoio. Em paralelo, há também vários cidadãos alojados com familiares e amigos da comunidade ucraniana residente no concelho.

De acordo com os últimos dados oficiais, do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e que reportam a Dezembro de 2021, residiam, a ess data, 355 cidadãos de nacionalidade ucraniana no concelho de Odemira.

 



Comentários

pub