Novo circo com palhaços que nos fazem pensar? É no Lavrar o Mira e a Lagoa

“Bibeu e Humphrey” e “Bobines” são os nomes dos dois espetáculos

Na conceção mais clássica, o palhaço é uma personagem que serve para nos fazer rir. E se também nos fizesse pensar? E emocionar? Servane Guittier e Antoine Manceau são dois atores-músicos que vão levar, a partir desta sexta-feira, 4 de Março, a magia do novo circo a Santiago do Cacém e Zambujeira do Mar (Odemira).

“Bibeu e Humphrey” e “Bobines” são os nomes dos dois espetáculos que prometem surpreender estes concelhos alentejanos.

O novo circo já é bem conhecido da programação do Lavrar o Mar, essencialmente em Monchique.

Agora, esta expressão artística estreia-se também no “Lavrar o Mira e a Lagoa”, que se desenrola em Santiago do Cacém e Odemira, à boleia da companhia francesa L’Attraction Céleste.

Ao Sul Informação, Madalena Victorino, uma das responsáveis pela programação, explicou que Servane e Antoine são «uma dupla que trabalha a linguagem do clown (palhaço)».

«São dois-atores músicos que encontraram um posicionamento artístico que nos interessa imenso», acrescentou.

«Estes são artistas muito interessados no assunto da condição humana, naquela tentativa que temos de chegar à perfeição que tantas vezes falhamos. Eles mostram-nos como é preciso saber rir disso, olhar para nós mesmos com humor e não nos levar tão a sério», explicou Madalena Victorino.

 

 

Os dois espetáculos, apesar de diferentes, acabam também por ser complementares.

«São duas iniciativas, uma atrás da outra, mas ambas muito bonitas. O nosso objetivo também é, este ano, convidar as companhias a ficar mais tempo connosco, em vez de ser só um toca e foge», explicou a programadora do “Lavrar o Mira e a Lagoa” ao nosso jornal.

Também nesse âmbito, está previsto um programa de visitas, por vários locais do concelho de Santiago do Cacém, desde aldeias, centros de dia e lares.

No fundo, sítios onde as pessoas «têm dificuldade em ir ao teatro».

Já em Odemira vai decorrer um workshop de Clown / Novo Circo, dirigido a cidadãos com experiência nas artes performativas.

Os participantes serão desafiados a acordar os sentidos e abordar diferentes aspetos do trabalho de clown. O workshop tem a lotação de 14 participantes, sendo que a inscrição tem o custo de 20 euros, mediante envio de CV e confirmação de disponibilidade para os três dias ( [email protected] ou 918398880).

Quanto aos bilhetes para os dois espetáculos, podem ser comprados aqui e custam 7 euros para adultos e 3 euros para crianças até aos 11 anos.

 

“Bibeu e Humphrey”

Santiago do Cacém  – 4, 5 e 6 de Março

Auditório António Chainho

4 e 5 de Março– 21h00

6 de Março – 16h00

Zambujeira do Mar  – 18, 19 e 20 de Março

Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense

18 e 19 de Março – 21h00

20 de Março – 16h00

 

“Bobines:

Santiago do Cacém  – 11, 12 e 13 de Março

Auditório António Chainho

11 e 12 de Março – 21h00

13 de Março – 16h00

Zambujeira do Mar – 25, 26 e 27 de Março

Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense

25 e 26 de Março – 21h00

27 de Março – 16h00

 

 



Comentários

pub