Município de Almodôvar promove Sítio Arqueológico das Mesas do Castelinho na BTL

Local tem agora passadiços para facilitar a visita

O Município de Almodôvar vai apresentar o Sítio Arqueológico das Mesas do Castelinho, bem como a sua aguardente de Medronho, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 16 a 20 de março na FIL – Feira internacional de Lisboa. O stand de Almodôvar estará instalado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A autarquia de Almodôvar dará assim destaque, junto dos visitantes do evento, ao Sítio Arqueológico das Mesas do Castelinho, localizado na União das Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires.

Em 2021, foram instalados passadiços naquele espaço, que permitem que pessoas com mobilidade reduzida possam conhecer de perto este local histórico e, ao mesmo tempo, permitem um olhar diferente sobre o local, recorda a Câmara daquele concelho do Baixo Alentejo.

Em breve, serão disponibilizados áudio-guias para visitas em grupo e “QR Codes” para visitas autónomas, com informação detalhada em português, inglês, francês e espanhol.

A Valorização do Sítio Arqueológico das Mesas do Castelinho é uma «forte aposta» da Câmara Municipal de Almodôvar, que pretende impulsionar o espaço e atrair ainda mais turistas. Recorde-se que este espaço começou a ser intervencionado em 1987.

A fundação do povoado remonta ao final do século V antes de Cristo e passou por um período de Romanização entre o Século II a.C e Século II d.C. Foi abandonado, entretanto, e voltou a ser ocupado no período Islâmico, entre os séculos IX e XI.

Para o presidente da Câmara de Almodôvar, “a nossa participação na Bolsa de Turismo de Lisboa é, sem dúvida, uma grande mais-valia para o nosso território, já que aí mostramos o potencial dos nossos recursos naturais”.

 



Comentários

pub