Moura lança “Arqueoversas” para divulgar a investigação histórica e arqueológica no concelho

Primeira sessão é dedicada à Idade do Bronze

O arqueólogo e historiador Miguel Serra vai “guiar” uma viagem pela Idade do Bronze no concelho de Moura, na primeira edição da iniciativa “Arqueoversas”, que terá lugar no dia 24 de Março, às 21h00, no Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro).

O projeto “Arqueoversas” consiste num conjunto de palestras dedicadas à divulgação e debate em torno da investigação histórica e arqueológica de Moura.

Nesta primeira sessão Miguel Serra «irá fazer uma breve viagem pela Idade do Bronze no concelho de Moura, procurando integrar os vestígios aqui conhecidos com a realidade da vasta região do Sudoeste Ibérico, que conheceu inúmeras novidades ao longo dos últimos anos», segundo a Câmara de Moura.

«No concelho de Moura encontram-se identificados cerca de 450 sítios arqueológicos, dos quais apenas duas dezenas correspondem a sítios da Idade do Bronze. Estes assumem uma grande relevância no quadro da arqueologia portuguesa, face ao interesse que a investigação científica lhes dedicou. Sítios como Borrazeiros, Carapinhais, Safara, Álamo, Serra Alta ou Ratinhos surgem como referências incontornáveis para quem quer estudar a Idade do Bronze Final no território português», acrescenta a autarquia.

Miguel Serra é arqueólogo, licenciado em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É técnico superior na Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Serpa. É investigador colaborador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – Universidade de Coimbra e responsável científico do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja).

A participação nas “Arqueoversas” é gratuita e aberta a todos os interessados.

 



Comentários

pub